SUPORTE T.I

Cvt será alavanca para o comperj
O prefeito Neilton Mulim, o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, percorreram nesta terça-feira (30/04) as instalações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) entregue à população de São Gonçalo, nesta tarde. A unidade, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, é mais uma alavanca para formar profissionais que atuarão no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) instalado no bairro Colubandê, tem capacidade para formar 1.700 alunos por ano no setor de Petróleo e Gás, com curso inédito de óleo e gás que será ministrado na unidade e de extrema importância para a formação de mão de obra especializada dentro da própria região.

O prefeito Neilton Mulim comemorou: "Esta unidade irá atender centenas de jovens, que formados em Petróleo e Gás, terão uma ótima oportunidade de garantir o seu primeiro emprego junto ao Comperj e as empresas da área que irão se instalar em São Gonçalo e Itaboraí. Hoje é um dia de muita alegria para a nossa cidade. Recebemos de manhã a noticia de que o Governo do Estado vai investir mais 3,7 bilhões em novas obras e agora ganhamos esta importante unidade de capacitação".

Este é o 37º CVT do Estado, sendo o segundo de São Gonçalo, onde serão oferecidos os seguintes cursos, cuja duração é de 10 ou 20 semanas: Operador de Computadores; Montagem e Manutenção de Computadores; Auxiliar em Administração de Redes; Soldador nos Processos de Eletrodo Revestido, Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador MIG/MAG; Soldador TIG em Aço; Soldador Oxiacetilênico; Soldador Pipe Line; Soldador de Estruturas; Instalação e Manutenção de Sistemas Hidráulicos e Instalação e Manutenção de Sistemas Pneumáticos.

Um dos destaques do CVT é o curso Técnico em Petróleo e Gás, que terá duração de um ano e meio (três semestres). Segundo o presidente da Rede Faetec, Celso Pansera, a capacitação que o novo CVT irá oferecer à população será fundamental para a região, em especial com a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.

Em abril deste ano, a Faetec abriu a segunda rodada de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertando 240 vagas para o CVT Colubandê. As aulas começam no dia 13 de maio. As próximas oportunidades para a unidade virão em junho, e poderão somar cerca de 700 vagas.

A unidade recebeu investimento de R$4.219.902,14. Com área total de 2.033 m², a moderna e ampla estrutura visa formar profissionais para o mercado de trabalho da área de Petróleo e Gás, que atualmente é um dos mais dinâmicos da economia fluminense.

A infraestrutura do CVT Colubandê é destaque, tento em vista o alto investimento nos laboratórios de Ensaios Mecânicos, Geologia, Metrologia, Montagem e Manutenção de Computadores, Redes e de Informática. Além disso, terá também modernas oficinas de soldagem elétrica: eletrodo revestido, MIG, MAG, TIG, soldagem a gás. Como diferencial, contará ainda com oficinas de soldagem pipeline, atendendo aos setores industriais de Petróleo e Gás e Naval.

O CVT Colubandê está localizado no mesmo terreno do Ciep 412 - Dr. Zerbini, na rua Augusto Rush, s/nº, Colubandê, São Gonçalo.

São Gonçalo, 30/04/2013

Autor: Marlene Silvino