de Janeiro de 2019

“Mais Educação” melhora desempenho dos alunos da rede

Alunos da Escola Municipal Professora Margarida Rosa Marques Galvão, do bairro Amendoeira, visitaram na manhã desta terça-feira (05) o gabinete da secretária de Educação de São Gonçalo, Vaneli Chaves. Durante o encontro, os estudantes mostraram o que aprenderam com atividades realizadas pelo Programa "Mais Educação". Em São Gonçalo, mais de 80 unidades escolares participam do programa.

O Programa Mais Educação, que eleva o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas, tem como objetivo estimular a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Entre as unidades que participam do programa, estão as escolas municipais Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna; Beatriz Eliane Cordeiro Santos, no Coelho; Pastor Ricardo Parise, no Jóquei; Nilma Goulart Brandão, no Salgueiro, e Padre Cipriano Douma, na Trindade.

“Podemos perceber que os alunos tiveram um desempenho muito melhor através das atividades realizadas pelo “Mais Educação”. Estamos vendo a capacidade de interação de cada um, raciocínio lógico, pensamento coletivo. A Educação Integral é de fato o que a criança necessita, é estar na escola por mais tempo, mas não um tempo qualquer, e sim por um tempo de qualidade”, declarou a secretária.

Um dos monitores destaque do programa no município é Diego Martins, que atua na oficina de Orientação de Estudos e Leitura na Escola.

"A partir de um jogo de cartas americano - o Magic: The Gathering - estimulamos a leitura e o raciocínio dos estudantes. Como as crianças apresentavam muita dificuldade e vergonha de ler, criamos o Magic do Futuro, um jogo que permite que, enquanto se divertem, as crianças exercitam a leitura, fazendo cálculos e melhorando a interatividade entre eles. Esse processo de aprendizagem chamou a atenção de um site americano que me procurou para saber mais sobre a metodologia de ensino através do jogo de cartas", explicou.

As atividades realizadas pela Coordenadoria de Educação Integral compreendem à estratégias para o acompanhamento pedagógico diário da aprendizagem dos estudantes quanto às linguagens, à matemática, às ciências da natureza, às ciências humanas, assim como para o desenvolvimento de atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer.

Caio Domingues, Luiz Otavio, Alison Johnny e Pedro Moraes, alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, foram os escolhidos para apresentar o funcionamento do jogo à secretária. Além deles participaram da visita o diretor da escola, Damião Navas da Costa, e a coordenadora pedagógica da unidade, Débora Cristina Vargas.

São Gonçalo, 05/07/2016

Autor: Camille Santos