de Janeiro de 2018

Defesa Civil decreta estado de atenção em SG

Clique na imagem para ver a foto ampliada.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Defesa Civil, informa que o município de São Gonçalo encontra-se em estado de atenção, o que indica que as chuvas possuem potencial para a formação de alagamentos. Nesta quinta-feira, os bairros que apresentaram o maior volume de água foram Fazenda dos Mineiros, Palmeiras, Itaúna, Luiz Caçador, Jardim Catarina, Vila Três, Alcântara, Laranjal, Trindade, Nova Cidade, Mutuá, Mutuaguaçu, Mutuapira, Guaxindiba e Centro.

"A Defesa Civil de São Gonçalo realizou ao longo do último ano capacitações de voluntários e projetos educativos nas escolas e nos shoppings para conscientizar a população. É um dos poucos municípios que tem todas as áreas de risco mapeadas e georreferenciadas. Elaboramos um plano de contingência, documento obrigatório, no qual estão listados todos os procedimentos a serem adotados em caso de emergência de alagamento, inundação e deslizamento", explica o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

O município conta com 10 pluviômetros, aparelho de meteorologia usado para medir em milímetros lineares a quantidade de chuva, nos bairros Santa Isabel, Engenho Pequeno, Vista Alegre, Arsenal, Rocha, Mutuaguaçu, Itaoca, Itaúna, Guaxindiba e Vila Três.

A Defesa Civil já se preparou para enfrentar as chuvas comuns nessa época do ano. Para isso, adotou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, uma espécie de protocolo que estabelece procedimentos a serem adotados na resposta a emergências e desastres naturais, relacionados ao monitoramento, alerta, ações de socorro e ajuda humanitária, a fim de reduzir dados e prejuízos.

"Este plano faz parte do planejamento responsável para, quando houver ocorrências de grande impacto para a população gonçalense, possamos agir com rapidez e organização. Nosso município conta com dez pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Em casos de riscos ou ocorrência de deslizamentos, inundações, alagamentos e desabamentos, ligue para 199 ou 2601-0199. Mandando um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência, você receberá alertas da Defesa Civil Nacional.

São Gonçalo, 04/01/2018

Fonte: Semsa