de Outubro de 2018

São Gonçalo tem festa em homenagem ao padroeiro

Clique na imagem para ver a foto ampliada.
Uma semana de muita música, fé e comemoração. Assim serão as festividades em homenagem ao padroeiro da cidade, São Gonçalo de Amarante, comemorado no dia 10 de janeiro, próxima quarta-feira. O evento, uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e a Arquidiocese de Niterói, teve início neste domingo (07/01) com a celebração da Santa Missa, às 19h, na Igreja Matriz, no bairro Zé Garoto, e vai até o próximo domingo (14/01). Além das missas, a programação inclui shows, almoço e a tradicional procissão de São Gonçalo.

O ponto alto das comemorações acontece nesta quarta-feira (10/01), dia de São Gonçalo de Amarante. A programação tem início às 7h30 com missa na Igreja Matriz. A tradicional procissão com a imagem do padroeiro será realizada a partir das 18h30 saindo da Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto) rumo à Igreja Matriz, onde será celebrada a sagrada missa à São Gonçalo, às 19h. Após a Santa Missa haverá show com os cantores Gláucio Luiz e Márcia Valéria. Já no domingo (14/01), encerrando as comemorações, será servido o almoço de confraternização após a Santa Missa das 11h. Após a celebração das 19h está prevista a apresentação do Conservatório Carlos Gomes tocando do Erudito ao Pop.

De acordo com o pároco André Luis, a festa de São Gonçalo de Amarante é uma das mais belas tradições da cidade.

"É lindo ver a fé do cidadão gonçalense que luta pela preservação de sua cultura. São milhares de pessoas reunidas em uma festa belíssima com a tradicional procissão, as santas missas realizadas durante toda a semana promovendo conforto e reflexão às famílias, sem contar com os shows de cantores da cidade como o Gláucio Luiz e a Márcia Valéria, a banda Zero Hora e os músicos do Conservatório Carlos Gomes. Tenho certeza de que serão momentos inesquecíveis", ressaltou.

Toda a infraestrutura para a festa será oferecida pela Prefeitura e a Guarda Municipal atuará na orientação do trânsito durante o evento. Para o prefeito José Luiz Nanci, as comemorações ao Dia do Padroeiro da cidade são um momento muito especial.

"São Gonçalo de Amarante é o padroeiro da nossa cidade e lhe confere seu nome. Este é um momento muito especial e nós da prefeitura nos unimos à Arquidiocese de Niterói, ao Vicariato de São Gonçalo para que a festa possa transcorrer da melhor forma possível. Milhares de gonçalenses estarão presentes às comemorações assim como fiéis vindos de outras cidades. Temos certeza de que serão dias muito especiais para a nossa comunidade", reiterou o prefeito.

São Gonçalo, 08/01/2018

Fonte: Secultur