de Agosto de 2018

SG recebe 9º Presente de Iemanjá

Cerca de 2 mil pessoas participaram neste domingo (04/02) da nona edição do tradicional Presente de Iemanjá, evento realizado na Praia das Pedrinhas e que teve o apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg). Das 8h às 18h, os devotos de Iemanjá participaram de várias atividades em homenagem à "Rainha do Mar".

Logo pela manhã, foi realizado o cortejo à Iemanjá com os tradicionais barcos de oferendas. Após, grupos dos mais variados segmentos se apresentaram naquele que foi o maior palco já montado para a festa. Durante todo o dia se apresentaram grupos de Jongo, maracatu, Folia de Reis, roda de coco, congada e show com Seu Ivo, Danilo Dourado, Fred Tavares e grupo Merece Respeito.

Durante seu discurso, a presidente da comissão organizadora do Presente de Iemanjá, Mãe Márcia D Oxum, chamou a atenção dos participantes para importância do Presente de Iemanjá se tornar Patrimônio Imaterial de São Gonçalo.

"Nós vamos lutar para que esta celebração venha a se tornar Patrimônio Imaterial de São Gonçalo. Oxalá queira que haja o apoio institucional e legislativo na representação dos nossos vereadores para que possamos estar reunidos aqui em 2019 com esta importante inserção do Presente de Iemanjá não só no calendário da cidade, mas que seja patrimônio imaterial da nossa cidade", afirmou Mãe Márcia.

Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, o Presente de Iemanjá é uma celebração de fé, respeito e paz.

"Nós estamos aqui de coração aberto pois nós somos todos irmãos. O que importa é a nossa fé. Nós sabemos que os povos de matrizes africanas são muito perseguidos, infelizmente. Isso não é acreditar em Deus pois quem acredita em Deus, acredita e respeita todas as religiões. Nós temos que respeitar a fé das pessoas que pedem a paz. Eu estou aqui para também pedir a paz. A paz para o Rio de Janeiro, a paz para o Brasil, a paz para a nossa São Gonçalo. Nós somos todos irmãos e precisamos respeitar o direito de cada pessoa e amar mais uns aos outros", reiterou o prefeito.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, é importante apoiar este que é um evento tão tradicional.

"Mais de duas mil pessoas estão passando por aqui hoje. Não é possível ficar indiferente a isto. Nosso país é tão belo pela sua diversidade cultural e étnica e nós temos a obrigação de respeitar esta diferença. A festa de Iemanjá é uma forte manifestação cultural do nosso país e por isso é importante o nosso apoio para que tudo possa ser realizado com tranquilidade e de modo eficiente. Estamos orgulhosos de fazermos parte de um evento tão importante para São Gonçalo", completou o secretário.

Embora o dia de Iemanjá seja comemorado no dia 02 de Fevereiro, em São Gonçalo, o Presente de Iemanjá é realizado sempre um domingo após o Dia de Iemanjá. De acordo com a organização do evento, isto propicia que um maior número de devotos possa estar presente.

São Gonçalo, 06/02/2018

Fonte: Secultur