de Setembro de 2018

São Gonçalo comemora Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8/03), a Prefeitura de São Gonçalo realizou, nesta quinta-feira, diversas ações em alusão à data. Em diferentes pontos da cidade, foram oferecidas palestras, rodas de conversa, orientação jurídica e na área de saúde, assistência social, dentre outros serviços.

No Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), na Estrela do Norte, foi realizada palestra para as servidoras do município com o tema "Ascensão das Vozes Femininas no Serviço Público", que contou com a participação de Paola Figueiredo, criadora do curso Lidera Mulher, e Vilma Elena Xavier, enfermeira com experiência em saúde da mulher e atenção básica.

A iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada - vinculado à Secretaria de Administração -, que é coordenado pela servidora Sandra Teixeira.

"Queremos que este dia seja visto como um momento de mobilização para a conquista de direitos e para que possamos discutir todo tipo de violência sofrida pelas mulheres", afirmou a subsecretária de Administração, Anna Luiza Perni.

Durante o evento, foram discutidas questões sobre a luta das mulheres no Brasil e no setor público, autonomia financeira e equidade de gênero.

"Gostaria de parabenizar e agradecer a todas que estão aqui. O prefeito está todo dia na rua vendo as demandas e estamos buscando, aos poucos, melhorar a vida de todos os gonçalenses. Sou comerciante desde cedo e sempre pensei no planejamento. É importante fazer tudo bem feito e acreditar no melhor", enfatizou a chefe de Gabinete, Eliane Gabriel.

Ação social

Já na Praça Doutor Luiz Palmier, no Centro, uma grande ação social foi realizada para comemorar o Dia Internacional da Mulher e o aniversário de um ano do quiosque da Feira da Mulher Empreendedora no local. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A ação reuniu serviços nas áreas de assistência social, jurídica, segurança pública e saúde, com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizando auriculoterapia, aferição de pressão e testes de DSTs.

"É importante assegurar a garantia dos direitos das mulheres gonçalenses, visando a igualdade de condições em todos os setores. É impensável que, nos dias de hoje, a violência contra a mulher e o assédio ainda existam. Mas, infelizmente, este é um problema que precisamos enfrentar. Por isso, ações como estas são fundamentais para a troca de informações e conscientização", afirmou a secretária de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo.

"Além de comemorar o Dia da Mulher, estamos celebrando um ano do quiosque da Feira da Mulher Empreendedora na Praça Luiz Palmier, projeto que já existe há 11 anos em São Gonçalo. Temos trabalhado para dar todo suporte para as mulheres que procuram nossa secretaria em busca de ajuda, seja jurídica, psicológica ou social", completou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Andrea Machado.

Também estiveram presentes na ação a chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, o secretário de Governo, Rodrigo Miranda (Tiquinho), e a subsecretária de Políticas para Pessoas com Deficiência, Tânia Loyola. O evento contou com apoio das secretarias de Desenvolvimento Social; Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica e de Odontologia; Secretaria de Políticas sobre Álcool e Drogas; Desenvolvimento Econômico, através da Subsecretaria de Trabalho; Educação; Segurança Pública; Movimento de Mulheres e Cruz Vermelha.

São Gonçalo, 08/03/2018

Autor: Aaron Cesar