de Setembro de 2018

SMDS comemora o Dia Internacional da Mulher

Em uma data mundialmente histórica e simbólica, o dia 8 de março é o dia especial dedicado a quem renova a vida todos os dias – a mulher. Para celebrar a data, diversos equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveram diferentes homenagens às mulheres. Pela manhã, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Rio do Ouro promoveu uma palestra para cerca de 250 pessoas. Já a sede do Programa Bolsa Família contou com cerca de 400 pessoas que participaram do dia de beleza, entre outros serviços. O Espaço Dandara recebeu Benny Briolly.

A data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo. No passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista. Para celebrar essas lutas o CRAS Rio do Ouro recebeu as palestrantes Ana Claudia Sodré, ginecologista, que falou sobre a saúde da mulher, e Márcia Melo, psicóloga, que falou sobre os direitos da mulher.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, comentou a importância do dia Internacional da Mulher.

"Parabéns para as mulheres que vivem diariamente na luta pela garantia de direitos, a luta não pode parar. É preciso uma batalha constante contra a violência sexual, contra a violência doméstica, entre outras, é preciso garantir o respeito sempre. Parabéns a todas as mulheres!", disse o secretário Marlos Costa.

O dia de hoje também foi de festa na sede do Bolsa Família que ficou lotada de mulheres, em uma bonita comemoração que contou com uma animada apresentação de Zumba. Quem passou por lá pôde realizar corte de cabelo, fazer as unhas, massagem, maquiagem, entre outros serviços.

No Espaço de Reinserção Social Dandara, o Dia Internacional da Mulher será comemorado durante todo o mês, onde serão abordados temas como os direitos conquistados, feminismo dentro da geração adolescente e a construção da mulher na sociedade. Hoje, a programação contou com uma roda de conversa com o tema: Nenhum Direito a Menos, com convidada Benny Briolly, primeira assessora travesti da Câmara Municipal de Niterói. Uma tarde de muita troca, novos olhares e muita admiração.

São Gonçalo, 08/03/2018

Fonte: SMDS