de Setembro de 2018

Saúde da mulher em foco no dia delas

O Dia Internacional da Mulher também foi motivo para o desdobramento de atividades especiais realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Com palestras, orientações e atendimentos, as iniciativas tiveram como foco o esclarecimento às mulheres sobre a importância de cuidarem da saúde, seja através do autocuidado ou das visitas frequentes ao médico.

“As mulheres têm a árdua tarefa de cuidar dos filhos, do marido e, em muitas vezes, de toda a família. Isso não pode e não deve ser motivo para se esquecerem de si próprias. Na verdade, ações de cuidados e a preocupação com a saúde das mulheres é constante e são realizadas durante todo o ano, mas a data ajuda a chamar atenção sobre questões tão importantes, que muitas vezes passam despercebidas”, avalia o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Robert Koch, no Porto da Madama, as mulheres participaram de uma palestra educativa sobre a importância da mulher na sociedade. Uma peça teatral com o tema violência doméstica levou o público à reflexão, falando sobre o assunto, mas de uma maneira leve.

Já a Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho promoveu um café da manhã entre as mulheres, com música ao vivo e muita animação em uma aula de ginástica. Todas também participaram de um almoço comemorativo.

“Nas atividades de hoje, destacamos a necessidade das mulheres valorizarem o autocuidado. A prevenção é muito importante no sentido de oferecer melhor qualidade de vida e garantir mais saúde para a mulher, além de contribuir com diagnósticos precoces, algo determinante para o sucesso de qualquer tratamento”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

O Espaço Rosa, no Zé Garoto, realizou uma palestra motivacional com a psicóloga Roberta Hilário, que abordou temas como sonhos e metas, sucesso e fracasso. “Para determinar sucesso ou fracasso ao longo do caminho, é preciso entender ser necessário ter sempre objetivos e metas naquilo que se faz. Precisamos ser responsáveis por nossos objetivos, ninguém pode resolver nada por nós. Nós que temos que nos empenhar”, ressaltou a psicóloga.

São Gonçalo, 08/03/2018

Fonte: Semsa