de Dezembro de 2018

Guardas de São Gonçalo promovem capacitação em Cachoeiras de Macacu

O trabalho realizado pelo Grupamento de Ronda Escolar de São Gonçalo está sendo reconhecido por cidades vizinhas. Prova disso é que, nesta quinta-feira (8), guardas municipais da cidade realizaram palestras no município de Cachoeiras de Macacu. A equipe passou por três escolas ao longo do dia.

Durante o encontro, quatro guardas de Cachoeiras, que já haviam feito a parte teórica do curso de formação continuada em São Gonçalo, participaram da capacitação e assistiram palestras sobre os procedimentos da ronda, legislação, abordagem às crianças e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Uma palestra sobre segurança no trânsito também foi ministrada para 375 alunos e 28 professores.

"O Grupamento de Ronda Escolar vem atuando nas escolas de forma preventiva, com rondas diárias para coibir qualquer ato infracional cometido pelos alunos ou contra eles, dando suporte à direção das escolas. Além disso, o trabalho envolve ações educativas com teatro de fantoche, mini-cidades de trânsito e palestras educativas em escolas municipais, estaduais e particulares", explicou o comandante da Guarda de São Gonçalo, Carlos Machado.

Para o secretário de Segurança Pública, Felipe Brito, é motivo de muito orgulho ter a Guarda Municipal capacitando e realizando cursos em cidades vizinhas. "O trabalho da ronda tem o objetivo de proteger e preservar os direitos fundamentais da criança. Poder passar esse conhecimento e difundir o projeto para outras cidades é muito satisfatório", comentou.

São Gonçalo, 09/03/2018

Autor: Aaron Cesar