de Dezembro de 2018

Saúde conscientiza população sobre riscos da sífilis

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Saúde de Atenção Básica, iniciou nesta semana uma campanha de conscientização da população sobre os riscos causados pela Sífilis, doença sexualmente transmissível que vem apresentando aumento significativo de casos na cidade. Somente na primeira ação realizada nesta quinta-feira (8), no Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, foram realizados 68 testes rápidos para a doença.

Os casos de sífilis congênita, transmitidas de mãe para filho durante a gestação, atingiram a marca de 412 casos em São Gonçalo, somente em 2017. Com foco na importância do pré-natal e na participação do casal no processo de gestação saudável, o projeto se deu a partir da identificação do aumento significativo de sífilis congênita no município.

"Começamos a fazer a educação permanente nos polos sanitários e verificamos o que poderíamos propor em relação a ações de combate na ponta do problema. Treinamos os enfermeiros para fazerem o acolhimento, tanto da mulher quanto do parceiro, e realizarem o teste rápido. Mediante ao diagnóstico positivo, o tratamento é iniciado imediatamente no local. Além disso, estamos garantindo o acompanhamento dos pacientes até que eles terminem o tratamento", explica a subsecretária de Saúde de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

No próximo dia 22, o Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, voltará a realizar novas atividades de prevenção e orientação. Já o Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, já tem atividades programadas para os próximos dias 14 e 28. Na Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, o trabalho de conscientização e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites está agendado para 26 de março.

São Gonçalo, 09/03/2018

Fonte: Semsa