de Junho de 2018

Prefeitura de São Gonçalo investe no social

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, inaugurou no bairro Arsenal dois novos equipamentos sociais, no último fim de semana. Antes funcionando em prédios alugados, os recém-inaugurados Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), agora, estão localizados em um prédio público com ótima estrutura para os atendimentos, assim como sua localização, na Avenida Dr. Eugênio Borges (RJ-106), s/nº, sentido Niterói-São Gonçalo. Cerca de 150 pessoas participaram da inauguração, realizada no sábado (10).

Além de oferecer estrutura com melhor qualidade, o novo prédio pertence à Prefeitura. Além da economia promovida, manter os centros sociais no mesmo local garante agilidade e proporciona um ambiente humanizado, para as equipes atenderem às necessidades de acordo com cada caso.

Para Marlos Costa, secretário municipal de Desenvolvimento Social, a presença desses equipamentos no bairro é de suma importância para a população. “Antes eram pagos dois aluguéis, estas duas unidades funcionavam separadamente em outros imóveis particulares e geravam um gasto aos cofres públicos, além de ficarem em locais de difícil acesso. São dois equipamentos de extrema importância para as famílias que precisam desse amparo do poder público. A ideia é atender as pessoas sempre da melhor forma possível. Essa é a visão do nosso prefeito. Os CRAS são portas de entrada para diversos benefícios populares. Diferente do CREAS, responsável por atender famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou que tiveram seus direitos violados", destaca o secretário.

A inauguração contou com ação social reunindo diversos serviços gratuitos para as pessoas, como vacinação, isenção para retirada de documentos, cabeleireiro, manicure, assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família, entre outros. A dona de casa Paola Melo, de 28 anos, está na expectativa de que novas atividades estejam disponíveis na unidade e elogiou o fácil acesso. "É importante que haja qualidade no atendimento prestado à população. A localização ficou muito boa. Esperamos que também sejam realizadas atividades para que possamos ocupar o tempo das crianças e adolescentes, no Arsenal e bairros vizinhos", disse.

Já o prefeito se mostrou muito satisfeito por estar conseguindo promover avanços na área social. "Me preocupo muito com as pessoas. Sei que a luta diária de todos não é fácil e por isso temos feito tudo para dar apoio às famílias. Essa mais é uma conquista para a nossa cidade. Continuamos trabalhando e outras estão por vir em breve. Ainda neste semestre estaremos inaugurando novas escolas, unidades de saúde e centros sociais. Também estamos realizando muitas obras de manutenção e conservação nos bairros. Os gonçalenses podem esperar muito mais do meu governo", concluiu o prefeito José Luiz Nanci.

As novas unidades ficam localizadas na Avenida Doutor Eugênio Borges (RJ-106), s/nº, Arsenal, sentido Niterói-São Gonçalo (Antigo Posto de Saúde Adão Pereira Nunes).

São Gonçalo, 12/03/2018

Fonte: SMDS