de Abril de 2018

Despejo irregular de lixo atrapalha fluxo de córrego no Porto Novo

Carrinho de bebê, armário de cozinha, tanque de lavar e entulho de obra. Estes foram apenas alguns dos itens encontrados pela equipe do Departamento de Recursos Hídricos, nesta quarta-feira (11), durante limpeza do canal da Rua Monsenhor Raeder - afluente do Rio Marimbondo -, no Porto Novo. O lixo jogado de forma irregular começou a ser recolhido no início desta semana e faz parte do trabalho de desobstrução do córrego.

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Leandro Motta, explica que a limpeza dos canais visa o melhor escoamento das águas durante as chuvas e pede a colaboração da população para que mantenha o local limpo.

"Nós, como representantes da Prefeitura, precisamos fazer o trabalho de prevenção às enchentes, mas é essencial a colaboração da população. Nossa equipe começou o trabalho aqui nesta segunda-feira e deve ficar, pelo menos, até a próxima semana, exatamente pela quantidade de material despejado de forma irregular", afirmou Motta.

Além do trabalho de limpeza, as equipes estão fazendo capina e retirada da vegetação acumulada às margens do canal, como forma de melhorar o fluxo das águas.

Durante o mês de março, equipes também atuaram na limpeza de córregos em Neves, Vila Lage e Lindo Parque. Anteriormente, Santa Catarina e Barro Vermelho já haviam sido atendidos. Após o término do serviço no Porto Novo, outros bairros receberão as intervenções.

São Gonçalo, 11/04/2018

Autor: Aaron Cesar