de Maio de 2018

Sebrae escolhe São Gonçalo para lançar projeto piloto inovador

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, e o coordenador regional do Sebrae/RJ no Leste Fluminense, Leandro Marinho, assinaram, nesta segunda-feira (14), termo de adesão do projeto “Prefeitura Parceira do MEI”, iniciativa inovadora e pioneira no Brasil. A cerimônia aconteceu durante a abertura da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece até sábado (19/05), na Praça Doutor Luiz Palmier, no Centro. Parceria consiste em incentivar microempreendedores da cidade.

De acordo com o prefeito, a iniciativa visa melhorar o ambiente de negócios para microempreendedores no município, buscando criar leis de incentivo, ofertar capacitação e meios de formalização.

“Devido à crise econômica, o Brasil vive um grande problema de desemprego, e isso se reflete nos estados e municípios. Esta iniciativa tem como objetivo capacitar os empreendedores e abrir novos caminhos para que os gonçalenses possam se encaixar no mercado de trabalho. Temos que agradecer ao Sebrae por escolher nossa cidade como a primeira em todo o país para o início dessa parceria”, avaliou o prefeito.

Para Leandro Marinho, os empreendedores de São Gonçalo devem contar com processos facilitados para que possam contribuir com o desenvolvimento da cidade.

“Com o início desta parceria, nós pretendemos promover mudanças em políticas públicas que beneficiem diretamente os microempreendedores, que correspondem a uma fatia expressiva da economia da região. Atualmente, São Gonçalo é o segundo município com o maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs), isso destaca o potencial que a cidade possui. Eles serão fortalecidos, por meio de ferramentas criadas de forma colaborativa, e assumirão o importante papel de desenvolvimento da cidade”, disse.

O microempresário do ramo de manutenção e reparos de aparelhos elétricos, Ricardo de Souza Oliveira, de 40 anos, se mostrou muito satisfeito com o resultado do atendimento que encontrou no local.

“Hoje vim tirar dúvidas, pegar orientações e regularizar minha situação. Excelente iniciativa da prefeitura e do Sebrae. Saio satisfeito daqui”, afirmou Ricardo Oliveira.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto, ressaltou que o termo de adesão é uma grande conquista para o município. “Com o apoio do Sebrae, os gonçalenses terão mais chances de fazer seus negócios serem bem sucedidos”, garante Evanildo.

Semana do MEI

Em todo Estado do Rio de Janeiro, o evento ocorre entre os dias 14 e 19 de maio. Em São Gonçalo, a Praça Doutor Luiz Palmier, localizada no Centro, abrigará a iniciativa em todos os dias. A expectativa é atender cerca de cinco mil empresários e empreendedores em mais de 40 oficinas e capacitações gratuitas.

As atividades tiveram início nesta segunda-feira (14) e serão desdobradas até a sexta-feira, de 10h às 17h, e no sábado, de 10h às 14h. Serão ofertadas palestras como “Finanças pessoais” e “Empreendedorismo: o caminho de sucesso”, além de oficinas como “Sei Planejar” e “Sei formar preço”. No local, os MEIs poderão receber orientação individual sobre seus direitos e obrigações, além de emitir alvarás de funcionamento.

Quem ainda não é legalizado, poderá sair da informalidade levando as originais e cópias do RG, CPF, IPTU, título de eleitor e, caso possua, número do recibo de imposto de renda pessoa física dos dois últimos anos.

A escolha de São Gonçalo para sediar o evento principal deve-se a sua grande importância no cenário fluminense, pois atualmente, o estado concentra mais de 784 mil microempreendedores individuais, desse total, 330 mil estão localizados no município do Rio e outros 40 mil, em São Gonçalo.

São Gonçalo, 14/05/2018

Fonte: SECOM