de Outubro de 2018

SG registra baixa procura por vacinas contra a gripe no Dia D

O Dia D de vacinação contra a Gripe registrou baixa procura no município de São Gonçalo. Apesar da secretaria municipal de Saúde ter disponibilizado 74 unidades com sala de vacinação, as equipes imunizaram apenas oito mil pessoas no último sábado (12).

“Diversas cidades tiveram baixa procura pela vacina e com São Gonçalo não foi diferente. A população em geral deixa para se imunizar nos últimos dias. Como a campanha vai até o dia 1º de junho, esperamos que a procura aumente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

A meta é imunizar 90% do público alvo, o equivalente a 182.340 pessoas da zona urbana e rural do município. Desde o início da campanha, em 24 de abril, 49 mil pessoas foram vacinadas. A campanha de vacinação segue até 1º de junho em todo o estado.

Os idosos compreendem o grupo de maior procura pela vacina até o momento, com cerca de 26 mil doses aplicadas em pessoas deste grupo, o que representa 26,5% de adesão à campanha.

Morador do Centro, o pequeno Heitor Gil, de apenas quatro anos, foi uma das 4.901 crianças que se imunizaram no sábado. Ele foi na companhia dos pais ao Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto.

O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, alerta para a baixa procura no grupo de crianças que devem se vacinar. Até o momento, apenas 8,8% das crianças do município foram vacinadas.

“É importante que todos se imunizem, principalmente crianças e idosos. Como o inverno é a época do ano em que as pessoas costumam estar mais gripadas, a vacina é aplicada no outono para que a mesma estimule o sistema imunológico a tempo e proteja a pessoa vacinada”, explica Jefferson Antunes.

São Gonçalo, 14/05/2018

Fonte: SECOM