de Setembro de 2019

Estudante do bairro Almerinda é classificada para Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Com apenas 10 anos de idade, a pequena Helen Neves Carvalho encantou a comissão julgadora da etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, classificando-se para a etapa estadual do projeto. Estudante do 5º ano da Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda, localidade onde mora, Helen fez um poema com o título “O lugar onde vivo”, tema deste ano da Olimpíada. A estudante retratou como era o bairro antes e como está agora. O trabalho de Helen foi escolhido por unanimidade.

A ideia de inscrever a escola na Olimpíada, que reúne estudantes de todo o Brasil, foi da professora Ana Carolina Teles, regente da turma. “Nós resolvemos inscrever a escola no projeto para que os alunos tivessem essa oportunidade de conhecer os gêneros textuais. Eles iniciaram com uma pesquisa e nós construímos um mural bem bacana. Durante as oficinas, os alunos foram conhecendo os poemas de autores consagrados e a partir disso, eles criaram uma apresentação. Depois dessa apresentação, eles foram criando os textos próprios. Nós conversamos como é a estrutura de um poema até chegarmos ao texto final que mandamos para a Olimpíada”, explicou a professora.

Ana Carolina ressaltou que mesmo que não tivessem sido classificados teria valido a pena participar. “Foi um processo muito bacana. Os alunos musicaram poemas de autores consagrados, transformaram outros em apresentação teatral e como nós temos bastante apoio na escola, contamos com todo material necessário ao trabalho. É importante ressaltar a ajuda da professora de apoio Carmem Lúcia de Almeida, que auxiliou na confecção de cartazes e nos ensaios”, afirmou a professora.

Se Helen for escolhida para representar o estado irá para Brasília para participar da final, acompanhada da professora, um responsável e a diretora da escola. A estudante disse que ficou feliz com a classificação e que está ansiosa. “Eu moro no bairro Almerinda, gosto muito de estudar e minha matéria preferida é Português. Adoro fazer redação e gosto da tia Carol porque já estou há dois anos com ela e ela é muito legal. Eu estou muito feliz, porém nervosa. Meu pai, minha mãe e meu irmão me deram parabéns”, contou a menina.

Para a diretora Isabel Mathias, a classificação mostra o trabalho realizado na escola. “Estou muito orgulhosa do trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. O compromisso das professoras com a turma é inegável e foi um ponto positivo para essa conquista e o mais impressionante é que a comissão julgadora, sem nenhum dos componentes terem tido contato um com o outro, escolheram por unanimidade o trabalho da aluna. Porém, todos os trabalhos que foram feitos foram de excelente qualidade, com textos bem elaborados. Essa conquista dá um gás a mais pra gente continuar esse trabalho que estamos desenvolvendo aqui”, afirmou Isabel, complementando que a Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda tem 347 alunos do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, parabenizou a estudante, professoras e toda equipe diretiva. “É um orgulho muito grande para o nosso município. Essa classificação é o resultado da qualidade de ensino que oferecemos aos nossos alunos. Parabéns à pequena Helen, às professoras e a toda equipe diretiva da unidade escolar”, concluiu Marcelo.

São Gonçalo, 09/09/2019

Fonte: Semed