de Outubro de 2019

Estudantes viram repórteres no Projeto Agricultura Viva

Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, participaram na manhã desta segunda-feira (9) de mais uma edição do Projeto Agricultura Viva. Desta vez, os alunos fizeram um trabalho diferente, entrando no universo da reportagem com o jornal “Grãos do amanhã”, criado em sala de aula especialmente para este trabalho. Com um microfone na mão, os repórteres mirins fizeram diversas perguntas aos agricultores. O trabalho foi um sucesso e até na hora do almoço, a turma foi para o refeitório com as respectivas identificações.

Segundo a diretora Ligia Coutinho, esse ano a escola está trabalhando com o tema alimentação saudável. Os murais estão repletos de trabalhos sobre frutas, legumes, ervas curativas, inclusive para os alunos que estão aprendendo a ler. “Os alimentos são apresentados de acordo com a letra que está sendo estudada. Com isso, eles aprendem a ler, escrever e a importância de uma alimentação correta”, afirmou a diretora.

O intercâmbio foi aprovado pelos responsáveis pela feirinha, como conta Jairo Eduardo, que vende ovos caipira em uma pequena banca. “Eu achei uma ótima experiência porque as crianças são espontâneas e têm uma curiosidade grande sobre tudo o que acontece fora do universo delas”, disse Jairo.

O projeto é uma ação intersetorial entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas e do Núcleo Acadêmico de Alimentação Escolar da Semed, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho, do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural de São Gonçalo e dos produtores rurais.

“Estamos trazendo para dentro da escola ensinamentos importantes sobre agricultura que os estudantes levarão para dentro de suas casas e isso faz toda diferença. Nós queremos que os estudantes aprendam a se alimentar para que tenham mais saúde”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

Para Ligia Coutinho, ser saudável envolve alimentação e a parte física. “Esse ano a gente está trabalhando como projeto principal da escola tudo ligado à questão de ser saudável e aí a alimentação é o ponto principal. A criança precisa aprender a se alimentar bem porque a gente vive numa sociedade onde a criança só come bobagem, só expõem para a criança como gostoso aquilo que não é natural, que não é saudável. Então nossas crianças precisam aprender. Se quiser um futuro melhor, um futuro mais saudável, onde as crianças possam não ter tantos problemas de saúde, a gente precisa propagar isso, é o que nós estamos fazendo”, concluiu Ligia Coutinho.

São Gonçalo, 09/09/2019

Fonte: Semed