São Gonçalo, 18

de Outubro de 2019

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Estudantes viram repórteres no Projeto Agricultura Viva


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, participaram na manhã desta segunda-feira (9) de mais uma edição do Projeto Agricultura Viva. Desta vez, os alunos fizeram um trabalho diferente, entrando no universo da reportagem com o jornal “Grãos do amanhã”, criado em sala de aula especialmente para este trabalho. Com um microfone na mão, os repórteres mirins fizeram diversas perguntas aos agricultores. O trabalho foi um sucesso e até na hora do almoço, a turma foi para o refeitório com as respectivas identificações.

Segundo a diretora Ligia Coutinho, esse ano a escola está trabalhando com o tema alimentação saudável. Os murais estão repletos de trabalhos sobre frutas, legumes, ervas curativas, inclusive para os alunos que estão aprendendo a ler. “Os alimentos são apresentados de acordo com a letra que está sendo estudada. Com isso, eles aprendem a ler, escrever e a importância de uma alimentação correta”, afirmou a diretora.

O intercâmbio foi aprovado pelos responsáveis pela feirinha, como conta Jairo Eduardo, que vende ovos caipira em uma pequena banca. “Eu achei uma ótima experiência porque as crianças são espontâneas e têm uma curiosidade grande sobre tudo o que acontece fora do universo delas”, disse Jairo.

O projeto é uma ação intersetorial entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas e do Núcleo Acadêmico de Alimentação Escolar da Semed, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho, do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural de São Gonçalo e dos produtores rurais.

“Estamos trazendo para dentro da escola ensinamentos importantes sobre agricultura que os estudantes levarão para dentro de suas casas e isso faz toda diferença. Nós queremos que os estudantes aprendam a se alimentar para que tenham mais saúde”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

Para Ligia Coutinho, ser saudável envolve alimentação e a parte física. “Esse ano a gente está trabalhando como projeto principal da escola tudo ligado à questão de ser saudável e aí a alimentação é o ponto principal. A criança precisa aprender a se alimentar bem porque a gente vive numa sociedade onde a criança só come bobagem, só expõem para a criança como gostoso aquilo que não é natural, que não é saudável. Então nossas crianças precisam aprender. Se quiser um futuro melhor, um futuro mais saudável, onde as crianças possam não ter tantos problemas de saúde, a gente precisa propagar isso, é o que nós estamos fazendo”, concluiu Ligia Coutinho.

São Gonçalo, 09/09/2019

Fonte: Semed

Autor: Selma Nogueira

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 259

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Menino Jesus faz festa para as crianças;

Escola Joaquim Lavoura recebe o projeto "Brinquedos e Brincadeiras";

Centro de Referência em Autismo leva estudantes à Ilha das Flores;

Umei Pastora Margareth Araújo recebe palestra do projeto "Lixo em Ação";

Alunos da Escola Municipal Nice Mendonça são convidados para participar de festival;

Biblioteca Genebaldo Rosa comemora o Dia das Crianças;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min