São Gonçalo, 17

de Novembro de 2019

Acessibilidade

Acesso Rápido





Início do Site Notícias

Notícias

Educação e Marquise levam alunos da rede municipal ao teatro


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
A Prefeitura de São Gonçalo, através de uma parceria com a Marquise Ambiental, está proporcionando que cerca de 1500 alunos da Rede Municipal de Educação sejam levados ao teatro nos dias 12 e 13 deste mês. Um grupo de estudantes foi ao Sesc-SG, nesta quinta-feira, assistir a peça "Presente de Cecília".

O evento integra o projeto "Seu Lixo Vale Cultura", da linha de Ação de Educação Ambiental, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Cada aluno é convidado a contribuir com duas garrafas pets limpas e amassadas, como uma pequena prática de coleta seletiva. Além de arte e cultura, proporcionados pela parceria, é agregado valores sobre o meio ambiente, que irão contribuir para uma qualidade de vida melhor para todos. A maioria dos alunos assistiu pela primeira vez uma peça teatral e durante todo o espetáculo interagiram com os personagens.

A peça "Presente de Cecília" é um projeto que tem o patrocínio da Marquise Ambiental e Hapvida e realizado pela produtora House Cultura e Cidadania e traz um diálogo entre dois personagens: o Marquinhos, que vive no futuro, onde o ambiente é rodeado de lixo devido a vários anos de descaso; e Cecília, que mora no presente sem se importar com a destinação do lixo e dos resíduos sólidos.
Durante a narrativa, Cecília vai tomando consciência de suas ações, se tornando uma agente de transformação não apenas em casa, mas incentivando amigos e vizinhos a mudarem seus hábitos para um futuro do meio ambiente melhor. A peça traça uma linha imaginária chamada de esperança entre o presente e futuro, em prol de uma qualidade de vida melhor, com foco na preservação da natureza e destacando o equilíbrio da ecologia para a sobrevivência das futuras gerações. O espetáculo já foi assistido por mais de 10 mil pessoas e o objetivo é que muito mais pessoas possam assistir. A peça tem um grande ponto a ser destacado que é o interprete de libras, se tornado acessível aos alunos com deficiência auditiva.

"Para termos um meio ambiente melhor, é preciso cuidar dele no presente, é preciso conservar a natureza, nossas árvores, ou seja, todo o ecossistema. Tenho certeza que ao assistirem a peça, vão compreender como é importante preservar a natureza e ter um clima bem melhor para todos e conto com vocês que são o futuro do país, para divulgar essas informações", declarou o prefeito José Luiz Nanci.

Paulo Vallado, subsecretário de Limpeza Urbana, afirma: "É gratificante ver uma empresa como a Marquise Ambiental promovendo uma ação de grande importância, levando para os alunos da rede pública municipal, uma educação ambiental, através da arte, espero que isto seja uma semente que possa dar frutos e outras empresas dentro de São Gonçalo venham participar de momentos como esse, levando cultura, mas principalmente formando cidadãos em todos os sentidos, e não só nas escolas públicas, mas para todas as escolas da cidade", finalizou Vallado.

Klauber Carvalho, gerente de operações da Marquise Ambiental, ressalta: "Para a Marquise é uma satisfação muito grande participar desse projeto, que é a nível nacional e trouxemos para São Gonçalo, no intuito de mostra que não existe futuro sem Educação e umas das vertentes passa pela preservação ambiental, que é uma preocupação mundial. Para nós é motivo de satisfação poder estar trazendo informações, por intermédio de uma peça de teatro para que esses alunos sejam, multiplicadores e no futuro pessoas conscientes e ecocidadãos", finalizou o gerente.

Nilton Câmara, ator e interprete de libras, completa: "O tema é fundamental, pois fala da preservação do meio ambiente, e nós estamos trazendo algo novo, que é incluir um ator que sabe libras, não atuo somente como interprete, mas também como ator, faço parte do espetáculo, estou em cena do início ao fim. É fundamental que o projeto não se preocupe somente com as pessoas que podem ouvir, mas com a criança com deficiência auditiva, quem ama inclui, se amamos a natureza, precisamos incluir a todos e isso acontecendo no mesmo ambiente, sem separação ou seja colocando em prática a inclusão", falou o ator.


Ficha Técnica

Direção: Maria Vitória
Atores: Evan Teixeira e Sara Síntique
Interprete de libras: Nilton Câmara
Iluminação: Fábio Oliveira
Operadora de luz: Aline Rodrigues
Trilha sonora: Gustavo Portela
Operador de som e bonecos: Rami Freitas
Cenário, adereços e acessórios: Ariza Torquato
Figurino: Marina Freitas
Diretor de planejamento e projetos: Gustavo Wanderley
Produtor executivo: Magno Carvalho
Patrocinador apresentador: Grupo Marquise
Realização: House Cultura & Cidadania
Autor: Rafael Martins, entre direção e atores

São Gonçalo, 12/09/2019

Fonte: Semed

Autor: Roberto Carneiro

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 443

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Alunos da Escola Marcílio Dias conquistam medalhas na OBA;

Umei Maria Noêmia faz releitura da obra de Ivan Cruz;

Alunos da Escola Municipal Duque Estrada visitam o Forte Gragoatá;

Biblioteca Municipal recebe alunos da Creche Bem Comum para contação de histórias;

Coral Municipal de São Gonçalo e chegada do Papai Noel animam o sábado no Partage Shopping;

Abertura da Feira Integrada de São Gonçalo é um grande sucesso;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodapé
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min