de Novembro de 2019

Educação e Marquise levam alunos da rede municipal ao teatro

A Prefeitura de São Gonçalo, através de uma parceria com a Marquise Ambiental, está proporcionando que cerca de 1500 alunos da Rede Municipal de Educação sejam levados ao teatro nos dias 12 e 13 deste mês. Um grupo de estudantes foi ao Sesc-SG, nesta quinta-feira, assistir a peça "Presente de Cecília".

O evento integra o projeto "Seu Lixo Vale Cultura", da linha de Ação de Educação Ambiental, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Cada aluno é convidado a contribuir com duas garrafas pets limpas e amassadas, como uma pequena prática de coleta seletiva. Além de arte e cultura, proporcionados pela parceria, é agregado valores sobre o meio ambiente, que irão contribuir para uma qualidade de vida melhor para todos. A maioria dos alunos assistiu pela primeira vez uma peça teatral e durante todo o espetáculo interagiram com os personagens.

A peça "Presente de Cecília" é um projeto que tem o patrocínio da Marquise Ambiental e Hapvida e realizado pela produtora House Cultura e Cidadania e traz um diálogo entre dois personagens: o Marquinhos, que vive no futuro, onde o ambiente é rodeado de lixo devido a vários anos de descaso; e Cecília, que mora no presente sem se importar com a destinação do lixo e dos resíduos sólidos.
Durante a narrativa, Cecília vai tomando consciência de suas ações, se tornando uma agente de transformação não apenas em casa, mas incentivando amigos e vizinhos a mudarem seus hábitos para um futuro do meio ambiente melhor. A peça traça uma linha imaginária chamada de esperança entre o presente e futuro, em prol de uma qualidade de vida melhor, com foco na preservação da natureza e destacando o equilíbrio da ecologia para a sobrevivência das futuras gerações. O espetáculo já foi assistido por mais de 10 mil pessoas e o objetivo é que muito mais pessoas possam assistir. A peça tem um grande ponto a ser destacado que é o interprete de libras, se tornado acessível aos alunos com deficiência auditiva.

"Para termos um meio ambiente melhor, é preciso cuidar dele no presente, é preciso conservar a natureza, nossas árvores, ou seja, todo o ecossistema. Tenho certeza que ao assistirem a peça, vão compreender como é importante preservar a natureza e ter um clima bem melhor para todos e conto com vocês que são o futuro do país, para divulgar essas informações", declarou o prefeito José Luiz Nanci.

Paulo Vallado, subsecretário de Limpeza Urbana, afirma: "É gratificante ver uma empresa como a Marquise Ambiental promovendo uma ação de grande importância, levando para os alunos da rede pública municipal, uma educação ambiental, através da arte, espero que isto seja uma semente que possa dar frutos e outras empresas dentro de São Gonçalo venham participar de momentos como esse, levando cultura, mas principalmente formando cidadãos em todos os sentidos, e não só nas escolas públicas, mas para todas as escolas da cidade", finalizou Vallado.

Klauber Carvalho, gerente de operações da Marquise Ambiental, ressalta: "Para a Marquise é uma satisfação muito grande participar desse projeto, que é a nível nacional e trouxemos para São Gonçalo, no intuito de mostra que não existe futuro sem Educação e umas das vertentes passa pela preservação ambiental, que é uma preocupação mundial. Para nós é motivo de satisfação poder estar trazendo informações, por intermédio de uma peça de teatro para que esses alunos sejam, multiplicadores e no futuro pessoas conscientes e ecocidadãos", finalizou o gerente.

Nilton Câmara, ator e interprete de libras, completa: "O tema é fundamental, pois fala da preservação do meio ambiente, e nós estamos trazendo algo novo, que é incluir um ator que sabe libras, não atuo somente como interprete, mas também como ator, faço parte do espetáculo, estou em cena do início ao fim. É fundamental que o projeto não se preocupe somente com as pessoas que podem ouvir, mas com a criança com deficiência auditiva, quem ama inclui, se amamos a natureza, precisamos incluir a todos e isso acontecendo no mesmo ambiente, sem separação ou seja colocando em prática a inclusão", falou o ator.

Direção: Maria Vitória
Atores: Evan Teixeira e Sara Síntique