de Abril de 2020

São Gonçalo vai inaugurar Centro de Referência em Autismo

O Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José Da Silva Rodrigues será inaugurado nesta sexta-feira (12), com a função de promover o processo de escolarização de alunos/pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que serão matriculados no próprio espaço e em outras unidades educacionais da Rede Pública Municipal de São Gonçalo. O atendimento aos alunos será realizado em salas de recursos, em oficinas pedagógicas e nos espaços de atendimento multidisciplinares em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“O aumento crescente da demanda de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a necessidade de um atendimento de qualidade foram determinantes para a criação do Centro de Referência Municipal em Autismo, que vai se basear nos quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer", explica o prefeito José Luiz Nanci.

De acordo com a subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, "o objetivo é atender às especificidades dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos eixos terapêuticos, educacionais e sociais abrangendo todas as etapas do seu desenvolvimento”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, ressalta que a inclusão hoje é um dos grandes desafios pedagógicos enfrentados pelos sistemas de ensino.

“É muito importante prepararmos a escola para receber este aluno, que deve ser fortalecido para fazer parte do universo escolar. É preciso desenvolver estratégias que o ajudem a enfrentar o desafio de construir aprendizados que contribuirão para sua interação com o mundo”, avalia Marcelo.

O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, completou: "Oferecer uma linha de cuidado específica para o autista proporciona maior independência, autonomia e diagnóstico precoce para as crianças que terão apoio multiprofissional", enfatiza.

O Centro contará ainda com um espaço destinado a promover capacitação, formação, reunião de professores de Salas de Recursos/Mediadores, além de palestras para gestores e munícipes dos diversos setores. A inauguração será às 10h e o endereço é Avenida Washington Luiz, 979, Gradim, próximo à praça e à Igreja São José Operário.

São Gonçalo, 11/04/2019

Fonte: Semed