Início > Planejamento e Projetos Especiais > São Gonçalo divulga licitação para Restaurante do Povo

São Gonçalo divulga licitação para Restaurante do Povo

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/12/2021

Unidade vai ser instalada em Alcântara, servindo três mil refeições por dia 

A Prefeitura de São Gonçalo publicou o edital de licitação para contratar empresa responsável pela construção do Restaurante do Povo, que irá funcionar no Alcântara, a partir do próximo ano. A unidade irá oferecer, a preços populares, três mil refeições por dia, sendo mil cafés da manhã e dois mil almoços, de segunda-feira a sábado.  O resultado da licitação será divulgado no dia 17 de janeiro de 2022 e a expectativa é de que as obras comecem já no início do ano, com prazo de conclusão de 180 dias.

 O Restaurante do Povo é uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o governo do Estado, que já repassou R$ 13 milhões para garantir o pagamento da obra e mobiliário local, sendo realizada uma segunda transferência de recursos que garantirá os dois primeiros anos de funcionamento.  

O restaurante tem a proposta de oferecer alimentação de qualidade, além de atender a uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabeleceu, em 2015, 17 metas globais para o ano de 2030, chamadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O local é primeiro restaurante governamental que apresenta uma proposta de sustentabilidade, visando atender as ODS, proporcionando o aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis, câmaras para coleta seletiva do lixo, novos empregos para a cidade e arredores, revitalização do leito do rio e paisagismo local, pomar público, espaço ao ar livre para convivência, entre outros. 

Principal articulador junto ao governo do Estado do Rio, para garantir a implantação do restaurante em São Gonçalo, o secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, explicou que o local foi escolhido em função das características do Alcântara: comércio forte, terminal rodoviário, escolas e igrejas, que garantem um grande fluxo diário de pessoas, além de concentrar muitos trabalhadores informais. 

“Queremos assegurar o acesso da população de baixa renda a uma alimentação mais saudável, num ambiente confortável, ofertando não apenas as refeições, mas também dignidade e respeito a cada cidadão. Esta foi a determinação do prefeito Capitão Nelson. Esta pandemia afetou de forma implacável milhões de famílias e precisamos encontrar mecanismos para ajudá-las a enfrentar as dificuldades e encontrar saídas para melhorar a qualidade de vida de cada gonçalense”, afirmou o secretário.

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content