Início > Planejamento e Projetos Especiais > São Gonçalo oferece mais de 300 vagas de cursos profissionalizantes em parceria com a Firjan Senai

Publicado em:  02/07/2021

Inscrições podem ser feitas entre os dia 5 e 13 de julho

Começa nesta segunda-feira (5) e segue até o próximo dia 13 o período de inscrições para cursos profissionalizantes oriundos da parceria entre a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo com a Firjan Senai. Ao todo, são 323 vagas para os munícipes residentes, preferencialmente, em condomínios do atual Programa Casa Verde Amarela, antigo Programa Minha Casa Minha Vida.

“Essa parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e a Firjan Senai é de extrema importância para a economia da nossa cidade. Posso garantir que na nossa gestão não vai faltar incentivo para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho e para aqueles que desejam se profissionalizar”, garantiu o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

Neste mês de julho, entre as opções dos cursos estão: eletricista instalador predial, informática para área administrativa, operador de computador, soldador Mag Naval, montagem e manutenção de computadores, capacitação para o mercado de trabalho, pizzaiolo, fabricação de salgadinhos e técnicas de fabricação de doces finos.

Os cursos oferecidos são voltados para a população de baixa renda, para que possa desenvolver a qualificação profissional e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

Mais informações poderão ser adquiridas pelo telefone (21) 2476-3529 e (21) 2476-3510. E as inscrições deverão ser realizadas na unidade da Firjan Senai, que fica localizada na Rua Dr. Nilo Peçanha, 134, no Centro de São Gonçalo. Os documentos necessários para matrícula são RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4.

Ao final do curso, os alunos que obtiverem o mínimo de presença exigida pelo curso e o aproveitamento necessário receberão um certificado de conclusão oferecido pelo Senai, que poderá ser usado como comprovante em processos seletivos de trabalho.

Confira abaixo a relação dos cursos destinados para cada região:

• Preferencialmente para moradores de condomínios Residencial Vista Alegre I e Vista Alegre II, situados no bairro Vista Alegre serão destinados os cursos:

. Fabricação de salgadinhos – (16 vagas – turno manhã e 16 vagas – turno tarde – 20h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e 9º ano do Ensino Fundamental.

. Técnicas de Fabricação de doces finos – (16 vagas – turno manhã e 16 vagas – turno tarde – 40h). Pré-requisitos: profissionais operacionais de indústrias de processamento de produtos de confeitaria, hotel, restaurantes, estudantes em cursos da área de alimentos e áreas afins.

. Pizzaiolo – (16 vagas – turno manhã – 160h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e 6º ano do Ensino Fundamental.

• Preferencialmente para os moradores do Condomínios Residencial Cozumel I, Residencial Cozumel II, Residencial Cozumel III, Residencial Aruba, Condomínio Parque dos Sabiás, Condomínio Parque das Gaivotas, Condomínio Parque dos Bem Te Vis, Condomínio Parque das Araras, todos situados no bairro Jóquei serão destinados os cursos os cursos:

. Fabricação de salgadinhos – (16 vagas – turno noite – 20h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e 9º ano do Ensino Fundamental.

. Eletricista Instalador Predial – (20 vagas – turno tarde – 140h). Pré-requisitos: ter a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo.

. Pizzaiolo – (16 vagas – turno manhã e 16 vagas –turno noite 160h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e 6º ano do Ensino Fundamental.

. Informática para área administrativa – (20 vagas – turno manhã e 20 vagas – turno tarde – 84h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo.

. Operador de Computador – (20 vagas – turno tarde e 20 vagas – 180h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo.

. Soldador Mag Naval – (15 vagas – turno noite – 300h). Pré-requisitos: a partir de 18 anos e 6º ano do Ensino Fundamental.

• Preferencialmente para os moradores do condomínio Residencial Venda da Cruz, situados no Bairro Venda da Cruz serão destinados os cursos:

. Instalação de Sistemas Elétricos Prediais – (20 vagas – turno manhã – 140h). Pré-requisitos: ter concluído o curso de NR10 Ter, no mínimo o curso de Iniciação em Fundamentos de Eletricidade ou Elementos de Eletrotécnica.

. Montagem e Manutenção de Computadores – (20 vagas – turno manhã – 90h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) completo.

. Capacitação para o mercado de trabalho – (20 vagas – turno manhã e 20 vagas turno tarde – 20h). Pré-requisitos: a partir de 16 anos e Ensino Fundamental incompleto.

Foto: Renan Otto