Início > Educação > 1ª Expo Eco termina com chave de ouro

1ª Expo Eco termina com chave de ouro

Publicado em:  25/09/2018

A 1ª Expo Eco, da coordenação de projetos especias da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, fechou o ciclo, nesta sexta-feira (21), com chave de ouro. Um grande número de pessoas participaram das palestras que aconteceram no Partage Shopping, no Centro da cidade. A Expo Eco tem por finalidade celebrar o encontro do município com suas políticas sociais na construção de uma cidade mais sustentável, com ocupações educadoras em comemoração ao aniversário de 128 anos da cidade de São Gonçalo.

Entre as palestras realizadas, destaque para música e meditação, educação para sustentabilidade, boas práticas do ensino, educação ambiental em espaços formais e não formais, cultura, políticas públicas e desenvolvimento especial e a exposição “O céu é o limite”, da Olimpíada Brasileira de Astronomia, entre outras. Participaram também do evento o Cebrac, Portal da Ecologia, IFRJ e a Universidade Salgado de Oliveira.

Para Elaine Borges, tutora de Turismo do Polo Universitário São Gonçalo UAB/CEDERJ, destaca o seguinte:

“Para implementar políticas públicas de Turismo, o primeiro passo é levar em conta a população da cidade, é preciso estudar também o impacto ambiental que a vinda dos turistas podem causar ao meio ambiente e no dia a dia da cidade, não é proibir qualquer ação turística, mas sensibilizar o turista para a conservação do local visitado. No caso do turismo sustentável, deve acima de tudo buscar a compatibilização entre os anseios dos turistas e as regiões receptoras, garantindo não somente a proteção do meio ambiente, mas também estimulando o desenvolvimento da atividade em harmonia com a sociedade local envolvida,” declarou Elaine Borges.

A E.M. Professor Evadyr Molina, localizada em Venda da Cruz, apresentou o projeto Recicla São Gonçalo, levado para a escola em 2017, pela professora Ângela. As 18 turmas da escola participam ativamente de uma gincana, levando garrafas pet, papelão, latas, uma vez por semana, conscientizando também suas famílias e vizinhos da importância da reciclagem.

O material arrecado mensalmente é contabilizado e vendido para Ong Eco Sol, que tem uma parceria com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo. O pagamento é feito em Urem (moeda social de economia solidária), que ao final do ano paga o aluguel do ônibus, para um passeio realizado através do Projeto Recicla, para os alunos que mais arrecadaram material reciclável.

Participaram da 1ª Expo Eco as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca e Trabalho, Meio Ambiente, também marcaram presença a Guarda Municipal, Agricultura Familiar e várias entidades da sociedade civil organizada, sendo a Expo Eco um projeto articulado, intersetorial e conectado

Portal da Ecologia – Em comemoração ao aniversário de São Gonçalo e pela comemoração do dia da árvore celebrado dia (21), O Portal da Ecologia, ligado à Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, realizou em frente à Prefeitura Municipal o Programa Adote uma Árvore, com mudas nativas, produzidas no próprio Portal, como ipê rosa, paineiras, pau de alho, alpínia, sibipiruna, entre outras. Cerca de 400 mudas foram doadas para os visitantes.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães