Início > Saúde > Agentes Comunitários realizam curso pela Fiocruz

Agentes Comunitários realizam curso pela Fiocruz

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/06/2018

Na tarde desta quinta-feira (14), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de uma mostra de resultados e o encerramento do curso “Educação Popular em Saúde”, uma parceria entre o Núcleo de Educação Permanente (NEP) em Saúde e a Fiocruz. O objetivo é promover o diálogo entre a diversidade de saberes e valorizar a produção de conhecimentos e a inserção dos profissionais no SUS. O evento foi realizado no Partage Shopping.

A atividade contou com 16 encontros semanais, entre fevereiro e junho desse ano, e teve a participação de agentes atuantes em diversos bairros de São Gonçalo, nesta que foi a terceira fase do projeto. Todo trabalho realizado nesse período, como oficina de artesanato, plantas medicinais e reaproveitamento consciente dos alimentos, foram expostos.

Segundo a educadora da Fiocruz, Rebecca Cabral, o curso tem objetivo de contribuir com a implantação da PNEPS-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS.

“A atividade propõe ações em quatro eixos estratégicos, trabalhando a participação, controle social, formação e produção de conhecimento, cuidado em saúde e diálogos multiculturais. Realizamos também rodas de conversa e oficina sobre cuidados. Profissionais também realizaram trabalhos de campo junto aos usuários em suas áreas de atuação”, explicou Rebecca.

“Nós viamos promover transformações das práticas profissionais na própria organização do trabalho, através do incentivo e a motivação do processo de trabalho”, explica a coordenadora do NEP, Thatiana Vieira Mattos.

Agente Comunitária no bairro Mutondo desde 2011, Aline Viana, 39 anos, disse que o encontro abriu a mente para projetos que podem ser realizados junto à comunidade.”Eu não tinha uma visão ampla sobre vários aspectos que são rotina no dia a dia dos usuários do SUS. Agora me reeduquei e hoje posso dizer que vou ser melhor como pessoa e profissional”, disse.

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde tem a função de fomentar as capacitações de modo permanente, realizando o acompanhamento e a participação das equipes multiprofissionais da rede de atenção básica. Em 2017, cerca de 80% dos profissionais atuantes na Atenção Básica do município foram capacitados com palestras relacionadas às demandas dos territórios, através de um diagnóstico situacional e dos programas da rede de atenção básica.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content