Desenvolvimento Urbano
Parque RJ São Gonçalo está com 61% das obras concluídas
25/06/2025
Obra está sendo executada pela Secretaria de Estado das Cidades com apoio da Prefeitura
A ciclorrota que vai ligar a Praça Getúlio Vargas, no Rocha, até o bairro Raul Veiga, começou a ser pintada e sinalizada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na altura do Colubandê. A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado das Cidades, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. A sinalização contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes e da Guarda Municipal.
A ciclorrota irá formar uma área exclusiva para ciclistas de 4,4 quilômetros de extensão. O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).
Antes da ciclovia, foram refeitas as calçadas do espaço. A ciclorrota continuará sendo sinalizada no decorrer desta semana, mas ainda não está autorizada para ser utilizada pela população. Ainda serão instalados tachões e segregadores para sinalizar a ciclovia e evitar que carros acessem o local.
Para o prefeito Capitão Nelson, a ciclorrota está transformando a Avenida Jornalista Roberto Marinho.
“A nossa antiga Avenida Maricá já teve as calçadas transformadas e, agora, a ciclovia está sendo pintada. As novas calçadas feitas, por exemplo, possuem um padrão de altura de 15 centímetros, além de rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs). O projeto prevê a mudança da paisagem local, incentiva o uso de bicicletas e a diminuição da emissão de gases poluentes, além do reordenamento do trânsito”, disse.
O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também falou sobre a importância da ciclorrota para o município.
“A ciclorrota é mais um projeto que tem o objetivo de gerar mais mobilidade urbana e menos tempo no trânsito para os moradores de São Gonçalo. Serão mais de quatro quilômetros de ciclovia, diminuindo o número de carros nas ruas e a emissão de gases poluentes. Desta forma, cumprimos a determinação do governador Cláudio Castro de tornar as cidades mais resilientes e preparadas para encarar os desafios do futuro“, disse.
A operadora de loja Paloma Silva, de 26 anos, mora no bairro e acompanhou de perto as mudanças causadas pelas obras.
“Eu acho essa obra importante. Por exemplo, eu não ando tanto de bicicleta, mas meu esposo sim, ele vai trabalhar todos os dias de bicicleta. Então, a obra vai ser ótima! Esperamos que os carros respeitem a ciclovia e não a invadam para que tudo funcione bem”, disse.
Além da ciclorrota, o MUVI, que vai ligar Neves a Guaxindiba, também vai implementar ciclovias por São Gonçalo, facilitando o ir e vir da população. Em Neves, no Vila Lage e no Camarão, por exemplo, já é possível ver ciclovias do MUVI prontas. Vale destacar que a obra segue em execução.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados