Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo. Com o tema “Drogas: problema de polícia ou saúde pública?”, a Secretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas realizou, na tarde desta quinta-feira(28), uma roda de conversa que abordou o assunto com o intuito de discutir a complexidade do tema e mostrar que se trata de um problema que carece de programa de enfrentamento multidisciplinar, que envolve segurança pública, assistência social, políticas públicas, saúde e educação.
“A dependência química não deve ser comparada a um delito, pois quando ela esta presente, atua na capacidade cognitiva do agente o tornando um incapaz. Ao se abordar o tema drogas, a sociedade enfrenta um grande tabu, uma vez que grande parte das pessoas não busca entender o assunto, e tampouco buscam se informar, criando um abismo que dificulta o amparo aos dependentes”, declara o secretário municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas, Luciano Gomes.
Participaram da atividade os policiais militares cabo Brandão e sargento Fábio, atuantes no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), doutor Renato Mussi, especialista em dependência química, doutora Andreia Pereira, vice-presidente da OAB-SG, doutora Diane Arrais, representante da Caixa de Auxílio dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Sandra dos Santos, professora de enfermagem da Universo.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados