Saúde e Defesa Civil
Defesa Civil abre inscrições para mais uma turma do Curso de Voluntários
28/07/2025
População foi orientada sobre hepatites virais e teve acesso a exames e vacinas
Gonçalenses que passaram pela Rua Yolanda Saad Abuzaid, em frente ao Shopping Pátio Alcântara, em Alcântara, nesta segunda-feira, puderam aproveitar a ação de conscientização sobre o combate às hepatites virais b e c. Materiais explicativos foram distribuídos, testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) realizados e vacinas contra a gripe e hepatite b foram aplicadas.
Esta segunda-feira (28) é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. E todo o mês de julho é conhecido como Julho Amarelo – campanha para conscientizar a população sobre a importância da prevenção das hepatites virais. “Todas as unidades de saúde foram orientadas a fazer palestras nas salas de espera durante o mês. E, neste dia de combate, focamos aqui em Alcântara, onde há maior concentração de pessoas”, explicou Monique Gonzalez, coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais.
Maria Ângela Tavares da Silva, dona de casa de 60 anos, aproveitou a ação para fazer os testes rápidos de sífilis, hepatites b e c e HIV. “A ação é muito boa. É sempre bom a gente saber mais sobre saúde e vigiar. Já que os testes são importantes, a gente faz. A minha vacinação está em dia”, disse.
O aposentado Amaro Gomes, 65, também elogiou a iniciativa. “Eu sou curioso. Quando vi o pessoal ali, eu parei para ver o que era. E gostei muito da explicação que tive. Tudo que vem para melhorar a nossa saúde, cuidar da saúde, é bom. Tomei as duas vacinas e fiz os exames”, contou.
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, através do Programa Ist/Aids e Hepatites Virais, continua as ações nas salas de espera até o fim do mês com testes rápidos, palestras sobre os meios de prevenção das hepatites virais, diagnóstico e tratamento precoce, além da distribuição de insumos de prevenção – preservativos e gel lubrificante.
Os testes rápidos para diagnosticar as doenças são gratuitos e estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de São Gonçalo de segunda a sexta, das 8h às 16h. No entanto, o mais importante é a prevenção, já que o principal meio de contaminação das ISTs é através do sexo desprotegido e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Para a prevenção, medidas simples devem ser tomadas, como o uso de preservativos, materiais descartáveis e esterilizados, assim como o uso individual de agulhas e seringas.
Caso já estejam contaminados, os gonçalenses têm o tratamento com hepatologista garantido na cidade, assim como a medicação. O tratamento é realizado na Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40, e no PAM Coelho.
Hepatites
As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes vírus, classificados pelas letras A, B, C, D e E, bem como pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras substâncias. Essas infecções representam um problema de saúde pública, muitas vezes evoluindo de forma silenciosa. Quando os sintomas estão presentes, eles podem incluir cansaço, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, entre outros.
Há vacina para as hepatites a e b. A primeira, ainda quando criança e para os usuários de Profilaxia Pré-Exposição (Prep) de infecção por HIV a partir dos 15 anos. A segunda, em três doses, para os adultos. A hepatite c tem tratamento e tem cura.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados