Início > Saúde > SG não tem casos investigados de Sarampo

SG não tem casos investigados de Sarampo

Compartilhe isso:


Publicado em:  12/07/2018

O Sarampo, doença erradicada do país, voltou a desembarcar no Brasil com a chegada dos imigrantes venezuelanos contaminados com a doença. Com o alastramento pelo Brasil, duas pessoas foram identificadas no Estado do Rio com a doença, ambas na capital. Portanto, não há motivo para pânico. O município de São Gonçalo, que não apresenta casos da doença sendo investigados, tem a disposição da população em 71 salas de vacinação de unidades de saúde do município, a vacina tríplice viral, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

No último ano, a 1ª dose da vacina teve uma cobertura vacinal de 74% da população. Já a 2ª dose fechou o ano com cobertura de 76%. Segundo a subsecretária de Atenção Básica, é necessário que as pessoas atualizem a caderneta de vacinação e não acreditem em boatos na internet.

“A população esta cada vez menos aderindo à proteção de doenças através da vacinação. Isso é grave, já que em muitos casos a imunização acontece somente dessa forma. É necessário que a população mantenha a caderneta vacinal atualizada. A proteção da vacina é alta e cria um bloqueio duradouro contra o vírus. A população adulta acaba ficando mais suscetível pois esquece de tomar a vacina ou não toma porque acredita em boatos na internet”, declara.

A Secretaria de Saúde ressaltou que a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças de até um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.

Esquema vacinal: Crianças a partir de 1 ano de idade até pessoas de 29 anos, duas doses. Pessoas de 30 a 49 anos, uma dose. Profissionais de saúde de qualquer idade, duas doses, já para gestantes, a vacina é contraindicada.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content