Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
O Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, acaba de completar a marca de 3 mil procedimentos de colonoscopia realizados nos últimos 10 meses. O exame endoscópico do intestino grosso permite ao médico a identificação, diagnóstico através de biópsia, garantindo a investigação de sintomas e rastreamento do câncer colorretal.
“Realizamos o procedimento cinco vezes na semana, fazendo em média 15 procedimentos ao dia. A colonoscopia é hoje um exame seguro e extremamente eficaz na detecção, tratamento e prevenção das doenças do intestino grosso”, explica o diretor da unidade, Eraldo Azevedo.
O procedimento é feito com o paciente sedado, que passa pelo preparo, procedimento e recuperação. Fundamental para um diagnóstico preciso, o exame pode ser eletivo – quando existe histórico familiar de doença, após os 40 anos, e deve ser feito a cada cinco anos. De rastreamento (rotina) – indicado para todas as pessoas a partir dos 50 anos, também a cada período de cinco anos. E subeletivos – caso a pessoa, de qualquer idade, apresente alguma alteração no hábito intestinal (diarreia ou constipação), sangramento nas fezes ou dor abdominal localizada persistente.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados