Início > Saúde > Clínica da Criança é referência na saúde infantil de São Gonçalo

Clínica da Criança é referência na saúde infantil de São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/08/2025

Unidade municipal no Zé Garoto oferece 16 especialidades médicas   

Especialidades difíceis de encontrar até na rede particular de saúde estão disponíveis na Clínica da Criança Célio Carvalho Martins, que fica no Zé Garoto, e tornou-se referência no cuidado com a saúde infantil. Uma clínica todinha dedicada aos pequenos, que oferece 16 especialidades médicas e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. A unidade atende crianças de 0 a 12 anos e ainda conta com pediatras todos os dias da semana em diferentes horários. Atualmente, são realizadas uma média de 1,2 mil consultas médicas e 2,5 mil atendimentos da equipe multiprofissional.

Dois pediatras também fazem atendimentos exclusivos para crianças com anemia falciforme e sífilis. “A Clínica da Criança oferece atendimento integral com diferentes especialidades em um só lugar. Temos especialistas que são referências e que são dificilmente encontrados na rede particular como cardiologista, hematologista e endocrinologista, por exemplo. Aqui, temos um cuidado multiprofissional”, explicou o diretor da unidade, Emanuel Souza. 

Com atendimentos mais humanizados e acolhedores – marca registrada da gestão do prefeito Capitão Nelson – a unidade encaminha para exames para ajudar no diagnóstico preciso e para a realização de cirurgias, muitas acontecem no Pronto Socorro Infantil (PSI). O tratamento e acompanhamento são realizados pela clínica, que também conta com a tecnologia do prontuário eletrônico (PEP) para a integração dos profissionais sobre um diagnóstico.  

“A maioria que chega para a cardiologia foi encaminhada pelo pediatra porque há suspeita de sopro no coração, é hipertenso ou porque quer fazer esporte e precisa de atestado. Sabemos dos riscos que uma criança corre se fizer atividade física sem orientação médica e a realização de exames. Eles também são encaminhados para os testes pré-cirúrgicos. Não podemos fazer só o exame clínico antes de uma cirurgia. Podemos não ouvir alguma deficiência e temos que atestar com qualidade e certeza”, explicou a cardiologista Laudicéa Furtado Fiorito.   

Além das especialidades médicas, a clínica oferece o acompanhamento dos profissionais da equipe multidisciplinar: terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, assistente social, enfermeira e psicopedagoga. “Tratar de criança é uma responsabilidade muito grande. E nós temos um trabalho multiprofissional para atender todas as demandas em um só lugar. É uma equipe completa para avaliar a criança para que ela tenha o atendimento necessário”, finalizou o diretor. 

Além dos atendimentos dos profissionais, a unidade também realiza a testagem para detectar Covid-19, de segunda a sexta, das 8h às 16h – sem marcação prévia; eletrocardiograma, toda segunda, a partir das 8h, e sextas, a partir das 10h – sem marcação prévia; exame de sangue: agendamentos toda sexta-feira na própria clínica a partir das 8h; e videoendoscopia nasal/videolaringoscopia: toda sexta-feira, às 10h, com agendamentos através da Central de Regulação.

Com exceção dos pediatras, as consultas das demais especialidades médicas precisam de encaminhamento e são agendadas através da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. As consultas para pediatras são marcadas todas as primeiras segundas-feiras de cada mês a partir das 8h na própria unidade. E para o atendimento com a equipe multidisciplinar, os responsáveis podem agendar durante a semana na clínica em qualquer dia e horário.  

Para os agendamentos na unidade, o responsável deve levar cartão do SUS, certidão de nascimento, identidade do responsável, comprovante de residência atualizado (até três meses) e encaminhamento, no caso dos especialistas.

Regulação – As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. Por isso, é necessário que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Se houver alguma pendência no pedido, os funcionários das unidades de saúde avisam ao paciente para que regularize a situação. Com qualquer pendência, o paciente não é chamado.  

Especialidades médicas:

Pediatra

Cirurgião pediátrico

Cardiologista

Neurologista

Pneumologista

Ortopedista

Dermatologista

Gastrologista

Endocrinologista

Hematologista

Alergologista

Pediatra especializado em anemia falciforme

Pediatra especializado em sífilis

Otorrinolaringologista

Cirurgião plástico

Oftalmologista

Equipe Multidisciplinar:

Terapeuta Ocupacional

Psicólogo

Nutricionista

Assistente Social

Psicopedagoga

Enfermeira

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content