Meio Ambiente e Transportes
Alunos de escola municipal no Engenho Pequeno aprendem sobre regras de trânsito
17/09/2025
Equipamentos auxiliam a melhor fluidez do trânsito no corredor viário Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI)
A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo segue realizando diversas ações para garantir uma melhor fluidez do trânsito, ao mesmo tempo em que zela pela segurança para pedestres e condutores de veículos. Nos últimos dias, equipes estão instalando botoeiras em alguns semáforos com faixas de travessia de pedestres no corredor viário Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI).
A boteira funciona da seguinte forma: o pedestre que deseja atravessar a rua aperta o botão que fica no poste do semáforo e aguarda a sinalização ficar vermelha para carros e verde para ele atravessar, garantindo segurança para todos. Um adesivo explicativo foi instalado no poste para que a população entenda como acionar as botoeiras. Desta forma, o tráfego só é interrompido quando há pessoas para fazer a travessia.
As boteiras foram instaladas em semáforos das ruas Comandante Ari Parreiras, no Porto da Madama, próximo ao Centro Interescolar Ulysses Guimarães (CIUG); Doutor Nilo Peçanha, próximo ao Cemitério Municipal São Miguel; e Avenida Presidente Kennedy, próximo à base do SAMU, no Centro. Outras serão instaladas ao longo do MUVI.
“Nosso foco é garantir, por todo o município, a melhor fluidez do trânsito. A botoeira é mais uma tecnologia que está sendo utilizada para beneficiar também a população nas ruas. É um equipamento fácil de ser utilizado por todos. Para além disso, estamos instalando, em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades, placas aéreas por todo o MUVI, de forma bem explicativa e para o bem-estar de toda a população”, disse o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.
“A botoeira é uma boa ideia! É fácil e fica mais tranquilo para, nós, idosos, atravessarmos a rua. Podemos acionar o botão e atravessar tranquilamente, sem riscos”, aprovou a aposentada Sônia Regina Abud, de 74 anos.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados