Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo promove vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado
17/09/2025
Fiscalização técnica reúne profissionais de todas as subsecretarias e departamentos
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo realizou uma fiscalização técnica em todas as unidades municipais de urgência e emergência neste domingo (14). A ação, que vai acontecer periodicamente, tem o objetivo de encontrar problemas, fazer relatórios e solucioná-los. O secretário de Saúde Gabriel Melo e todos os subsecretários, diretores e coordenadores de departamentos da Saúde participaram das vistorias.
“Nós começamos com as fiscalizações há algum tempo, em diferentes horários e em dias diferentes da semana. Mas não com todos os responsáveis por todos os setores juntos. Neste domingo, realizamos uma força-tarefa para verificar todos os processos de trabalho dentro das unidades, desde o cadastro do paciente na entrada no hospital até as documentações para o funcionamento das unidades. É um pedido do prefeito Capitão Nelson”, explicou o secretário.
As unidades municipais de pronto-atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia; Maternidade Municipal Mário Niajar, no Mutondo; Prontos Socorros Central e Infantil e Hospital Luiz Palmier, todos no Zé Garoto; e Hospital de Retaguarda Gonçalense foram visitados pela equipe.
“Verificamos se estão sendo realizadas as notificações das doenças compulsórias; se os POPs (procedimentos operacionais padronizados) estão sendo realizados de acordo com os seus descritivos; a segurança do paciente em todos os setores, como a identificação correta; se os funcionários estão com adornos e EPIs (equipamentos de proteção individual) adequados; avaliação do serviço de limpeza e organização da unidade; a regulação dos pacientes pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR); as escalas e folhas de ponto; a organização das cozinhas e a oferta das dietas dos pacientes; documentações e certidões de regularidade técnica e de funcionamento da unidade. Estamos colocando a lupa para identificar as fragilidades e corrigi-las”, contou Gabriel.
Para o secretário, a intenção maior é oferecer serviço de qualidade e com humanização para os usuários e trabalho digno para os servidores. “Todos os hospitais funcionam 24 horas todos os dias. Os problemas vão existir, mas temos que garantir o máximo das condições adequadas de atendimento para os pacientes e um ambiente de trabalho seguro e estruturado para os funcionários. A satisfação do usuário é um importante norteador de qualidade. As unidades têm que manter a infraestrutura adequada e protocolos atualizados, assegurando a qualidade da assistência prestada”, finalizou o secretário.
Autor: Ascom
Foto: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados