Guarda Municipal
Prefeitura realiza mudanças no trânsito durante o São Gonçalo Fest
16/09/2025
Evento no Teatro Municipal reuniu guardas de mais nove cidades do Estado
Mais de 50 agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo e de outras nove cidades do Estado do Rio participaram do curso de capacitação sobre a Lei Maria da Penha no Teatro Municipal de São Gonçalo, na manhã desta quarta-feira (17). O evento faz parte das celebrações de um ano do Grupamento Patrulha Maria da Penha de São Gonçalo.
O Grupamento atua diretamente em casos de agressões e ameaças contra a integridade de mulheres. A Patrulha Maria da Penha contribui para proteção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, de forma integrada às ações realizadas pela rede de atendimento que combate a violência contra a mulher.
Na mesa de abertura do curso, estiveram presentes o subsecretário de Ordem Pública, primeiro tenente Carlos Henrique Guimarães da Silva; o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes; a subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Cristina da Silva; a presidente da Comissão em Combate à Violência Contra a Mulher OAB/SG, Rosilene Alonso; a delegada da DEAM SG Ana Carla Rodrigues Moura Nepomuceno; a vereadora Patrícia Silva; além de representantes do São Gonçalo Presente e da Vara de Violência Doméstica.
O subsecretário de Ordem Pública, primeiro tenente Carlos Henrique Guimarães da Silva, anunciou que a Patrulha Maria da Penha vai receber duas novas viaturas para aprimorar ainda mais a atuação da equipe.
“A Guarda Municipal vem enfrentando e solucionando vários problemas na segurança pública e a Patrulha Maria da Penha está realizando um excelente trabalho em complementação a isso. São capacitações como estas que dão mais segurança ao agente público e esse é o nosso foco”, destacou.
“É muito importante ver o quanto a Patrulha Maria da Penha vem atuando. É um orgulho ver como esses guardas estão atendendo e conscientizando mulheres em situação de violência pela cidade. Eles estão cuidando, preservando e salvando vidas. A Patrulha também assiste, acompanha e explica as questões de violência para as gonçalenses. Esse trabalho é essencial”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Ewerton Mendes.
No curso desta quarta-feira (17), foram abordados diversos temas com o objetivo de dar mais embasamento para o trabalho dos agentes da Patrulha Maria da Penha em todo o Rio. É o que explicou Gedir Manoel Rodrigues, que atua na Patrulha Maria da Penha de Macaé há oito anos e é parceiro da Echo Humanos, startup responsável por palestras e treinamentos sobre violência doméstica e familiar. Ele foi um dos palestrantes do evento.
O curso teve início nesta quarta-feira (17) e se estenderá até esta quinta-feira (18), no Teatro Municipal, quando haverá a entrega dos certificados aos participantes.
Onde denunciar violência contra a mulher
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
Disque 190 – Em Situação de flagrante
Buscar a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM).
Serviços:
CEOM – Centro Especial de Orientação à Mulher Zuzu Angel (21) 3758-5060 / (21) 96427-0012 / (21) 99607-0043
Sala Lilás – Atendimento especializado para mulheres vítimas de violência (21) 2701-5622 | (21) 3715-2155 / (21) 99960-6715
Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres – subsecretariademulheressg@gmail.com
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados