Início > Defesa Civil > Defesa Civil de São Gonçalo amplia ações preventivas junto a escolas

Defesa Civil de São Gonçalo amplia ações preventivas junto a escolas

Compartilhe isso:


Publicado em:  25/09/2025

Encontro com diretores e professores busca ampliar a rede de pontos focais nas unidades estaduais

Na manhã desta quinta-feira (25), a Subsecretaria de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo promoveu uma reunião estratégica com diretores e professores de escolas estaduais na sede da Diretoria Regional Metropolitana II. O encontro teve como objetivo cadastrar novos pontos focais nas unidades escolares do município, fortalecendo as ações de prevenção e preparação frente a situações de risco.

A iniciativa visa apresentar aos educadores a importância dos simulados de emergência, pontos ficais e mobilização, além de engajá-los na organização dessas atividades dentro das escolas. Cada profissional será responsável por alinhar, junto à coordenação e direção da escola, a estrutura necessária para que a Defesa Civil possa ministrar aulas e orientações práticas tanto para alunos quanto para professores.

Os chamados pontos focais também estão diretamente relacionados aos pontos de apoio e aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), que são locais estratégicos e seguros indicados para o abrigo de moradores de áreas de risco em caso de emergência. Esses espaços, geralmente situados em escolas, igrejas ou centros comunitários, são fundamentais para garantir uma resposta rápida e organizada quando as sirenes de alerta são acionadas.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, major Felipe Assumpção, o engajamento das escolas é essencial para o sucesso das ações preventivas no município.

“As escolas têm um papel central na cultura da prevenção. Reunir os diretores e professores é um passo estratégico para consolidar uma rede de proteção comunitária. Ao preparar os pontos focais dentro das escolas, conseguimos criar um elo direto com a população, principalmente em áreas mais vulneráveis. Nosso objetivo é salvar vidas, e isso começa com educação e preparação”, afirmou o major.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content