Turismo e Cultura
Orquestra faz homenagem para as mães no Municipal
07/05/2025
Folia de Reis, Congadas e Maracatus. Estes são exemplos culturais baseadas em tradições portuguesas, indígenas e africanas, que unidas demonstram a melhor face da diversidade brasileira. Privilegiando esta tradição, a Casa das Artes Villa Real realiza, até o dia 31/08 (sexta-feira) a exposição “Tambor de Corda”, cuja temática é a cultura popular brasileira. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. De acordo com o Gestor Cultural do Projeto “Ouvitório: Música Natural”, Wanderson Cunha, os tambores que compõem o acervo foram produzidos por alunos do Ciep 248, localizado no Salgueiro.
“Os tambores desta exposição foram produzidos em oficina com os estudantes do 9º ano do Ciep 248, Tulio Perlingeiro, localizado na comunidade do Salgueiro, reproduzindo este instrumento musical percursivo presente em várias manifestações da cultura popular brasileira, tais como: a Folia de Reis, a Congada e o Maracatu. Nas oficinas de Etnomúsica do projeto, também são abordadas as temáticas Indígena e Cultura Africana”, ressaltou Wanderson Cunha.
Atualmente, o projeto conta com a Gestão Cultural do Professor e Músico Wanderson Cunha; fotografia e Movie Maker de Evando Ramos e do Fundador do Projeto, o Professor, Artesão e Músico Pablo Ferreira. Nesta edição a Homenageada Especial será a professora, pesquisadora de Cultura Popular e escritora Verônica Inaciolla.
De acordo com o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, a exposição é de grande relevância para São Gonçalo.
“Esta exposição evidencia a cultura brasileira e os tambores de corda fazem parte disso e estão presentes em tradições como a Folia de Reis, a Congada e o Maracatu, que são expressões fortes em São Gonçalo. Além do mais essa mostra é muito especial, já que os tambores foram confeccionados por alunos de um Ciep em São Gonçalo”, evidenciou o prefeito.
Para o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fasg, Carlos Ney Pinho Ribeiro, a mostra conta a história do Brasil através da música.
“Esse projeto é muito interessante pois através da música podemos conhecer a história do nosso país. O tambor, que é um instrumento percusivo, está presente na nossa cultura. É marcante em diversas manifestações culturais e muito interessante!”, ressaltou Carlos Ney.
A exposição “Tambores de Corda” tem entrada gratuita e a classificação é livre. A Casa das Artes Vila Real fica na Coronel Moreira César, s/n, Zé Garoto.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom / SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados