Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo promove evento em prol da saúde da população negra
28/10/2025
Município capacita gonçalenses para atuar em apoio nas situações de eventos climáticos
Agentes da Defesa Civil de São Gonçalo realizaram, nesta terça-feira (28), a entrega dos certificados de conclusão de curso para os 20 alunos da 11ª turma do Curso de Voluntários, nas dependências da Uniasselvi, no Partage Shopping. Os voluntários formados concluíram as 44 horas de atividades oferecidas durante a capacitação, que incluiu atividades teóricas e práticas.
As aulas do curso aconteceram no início do mês. Durante a capacitação, os voluntários aprenderam noções básicas da Defesa Civil, com temas como voluntariado, fatores de riscos biológicos, primeiros socorros, noções de climatologia e de evacuação e escape. O curso é gratuito.
Além das aulas em sala de aula, foram realizadas atividades práticas, na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, onde os alunos puderam colocar em prática os ensinamentos teóricos. A turma também realizou um simulado de resgate na água. A atividade aconteceu na Praia das Pedrinhas, no dia 17 de outubro, e teve como objetivo fazer com que os alunos colocassem em prática o que aprenderam sobre análise de riscos hidrológicos, entendendo como agir em casos de alagamentos ou inundações.
“É muito gratificante estar presente na entrega dos certificados de conclusão para os alunos da 11ª turma do Curso de Voluntários. Eles foram uma turma muito proveitosa, que participaram de diversas atividades para além da sala de aula e puderam entender melhor o nosso trabalho pela cidade. Tenho certeza que eles prestarão pleno apoio à Defesa Civil em momentos de crise. Temos voluntários aqui dos mais diversos bairros. Essa participação e contato com a população gonçalense é de extrema importância para o poder público”, destacou o major Felipe Assumpção, subsecretário de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo.
Vale lembrar que os voluntários saem formados do curso, mas não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como se fossem bombeiros ou agentes da Defesa Civil. Nas ações, os voluntários têm um tratamento direcionado, apoiando abrigos, organizando mantimentos nesses locais, catalogando pessoas que precisarem de ajuda.
Lucymary Pinheiro Cervai, de 66 anos, foi uma das alunas que concluiu o Curso de Voluntários e recomenda para toda a população.
“Eu soube do curso através de uma outra pessoa. São diversos conhecimentos, maravilhosos, eu aprendi muito e tenho procurado as leis passadas aqui, lendo e estudando. O tema que eu mais gostei de aprender foi sobre clima, tempo e rochas, eu quero aprender mais sobre isso porque conheço pessoas que moram em áreas de risco. Recomendo muito o curso para outras pessoas”, disse a professora, que mora no Mutuá.



Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados