Meio Ambiente e Transportes
Estudo Vivo ensina alunos de escola do Mutuá sobre a importância de conservar fauna e flora
12/11/2025
Mudança no sentido de via garante melhor fluxo de veículos
Seguindo o planejamento das obras do novo corredor viário de São Gonçalo, o projeto MUVI – Mobilidade Urbana Verde e Integrada, alterações no trânsito foram iniciadas nesta segunda-feira (10). No trecho 4, entre os bairros Estrela do Norte, São Miguel, Nova Cidade e Mutondo, houve mudança nos sentidos de via e nos pontos de ônibus. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes e da Guarda Municipal atuam nos pontos em que os motoristas precisam redobrar a atenção.
A partir desta mudança, quem trafega pela Rua Doutor Nilo Peçanha, no sentido Centro, deve obrigatoriamente virar à direita na Travessa Carlos Cruz (Ponte Seca), no bairro Mutondo, seguindo pela Avenida Presidente Kennedy, agora com sentido único de circulação em direção a Neves. Com isso, a Rua Doutor Nilo Peçanha, no trecho entre o Clube Mauá até a Ponte Seca, também possui mão única, sentido Alcântara.
Além disso, é proibido virar à esquerda na Avenida Abaeté, no bairro Antonina, para quem vem pela Rua Doutor Nilo Peçanha, sentido Alcântara. A conversão deve ser feita apenas pela Rua Doutor Tolêdo Piza. Já os motoristas que saem de Nova Cidade, pela Rua Vicente de Lima Cleto, não podem mais virar à direita em direção à Rua Doutor Nilo Peçanha, devendo seguir apenas pela Avenida Presidente Kennedy.
Passageiros devem se atentar aos pontos de ônibus sentido Neves, que agora funcionam apenas na Avenida Presidente Kennedy.
O morador do bairro Antonina, Aloísio Siqueira, de 68 anos, afirma que as obras do MUVI só estão trazendo melhorias para a região.
“Ah, a região aqui só melhorou depois dessas obras. Eu vim aqui para dar uma olhada e entender essa nova mudança no trânsito. Meu imóvel valorizou muito após esse projeto e ainda tem um novo espaço para caminhar tranquilo. Moro há muitos anos aqui e nunca ninguém fez uma administração tão boa. Ficou excelente!”, destacou.
Nova frente de obra – Com a mudança da Rua Nilo Peçanha para mão única entre o Clube Mauá e Ponte Seca, este trecho também entrará em obras, a partir da próxima semana, seguindo o projeto do MUVI. As equipes da Secretaria de Estado das Cidades irão iniciar instalação de nova rede de drenagem, construção de novas calçadas, área de estacionamento, pavimentação e sinalização.
Projeto – O MUVI está sendo executado por uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo, que elaborou o projeto, através da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). Trata-se do maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade de São Gonçalo, com um investimento de R$ 287 milhões. O novo corredor viário terá 18 quilômetros de extensão e vai ligar o bairro de Neves a Guaxindiba.
Todo o percurso será beneficiado com redes de drenagem, além da construção de calçadas, ciclovias, meios-fios, pavimentação, paisagismo e pistas preferenciais para ônibus.







Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados