Turismo e Cultura
Teatro Municipal de São Gonçalo será palco do encerramento da Semana da Umbanda
12/11/2025
Centro Cultural Joaquim Lavoura recebe exposição
A cidade de São Gonçalo deu início, na noite desta segunda-feira (10), à Semana da Umbanda 2025, com uma cerimônia de abertura no Centro Cultural Joaquim Lavoura. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo e a Comissão da Semana da Umbanda, reunindo lideranças religiosas, autoridades municipais e o público em um momento de celebração, reflexão e combate à intolerância religiosa.
A programação começou com a exposição em homenagem a Waguinho Macumba, importante líder umbandista gonçalense, que esteve à frente do Centro Espírita Xangô das Almas, herdado de seu pai. Militante do Movimento Negro Unificado e vice-presidente nacional do Instituto Cultural Carta Magna da Umbanda, Waguinho dedicou sua vida às causas sociais e à valorização da cultura afro-brasileira. A mostra pode ser visitada até o fim da semana, das 10h às 17h, no próprio Centro Cultural Joaquim Lavoura.
“É sempre importante agradecer à Prefeitura de São Gonçalo pelo apoio. A Semana da Umbanda é feita de coletividade, não é um evento individual, mas coletivo. E era por essa causa que nosso irmão Waguinho Macumba lutava, uma semana para todos os umbandistas e também para os não umbandistas. Queremos que mais pessoas conheçam nossa cultura, nossa religiosidade e nossa gastronomia e estamos trabalhando para isso”, destacou Pai Marcelo de Xangô.
Durante o evento de abertura, foi realizada uma mesa de conversa com representantes municipais e religiosos, entre eles a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira; o coordenador de Assuntos Religiosos de São Gonçalo, Carlos André Ferrugem; o presidente do Instituto Cultural Carta Magna da Umbanda, Pai Marcelo de Xangô; além de Leonardo Mattos, professor e atualmente na RIO-Urbe da Prefeitura do Rio; e Jair Ribeiro, delegado dos Direitos Humanos e da Companhia Ás de Ouro.
“A Semana da Umbanda é um movimento de força e de potência. É um momento de reflexão e de valorização de uma religião tão importante, não só para nós brasileiros, mas sobretudo para os gonçalenses”, afirmou a secretária de Turismo e Cultura, Julia Sobreira.
O encerramento da Semana da Umbanda acontece na sexta-feira (14), às 19h, no Teatro Municipal de São Gonçalo, com uma noite especial de apresentações culturais. O espetáculo contará com a participação da Escola de Dança Studio Noor Farag, que apresentará uma performance que mescla ritmos africanos, dança do ventre e dança cigana, simbolizando o encontro entre culturas e tradições.
A programação inclui ainda a apresentação da canção “Abre Caminhos”, inspirada na Umbanda e presente no novo álbum Abraçar o Caos, do cantor Rômulo Narducci, e uma performance vibrante da Escola de Atabaques Valdir Urubatan, celebrando a força e a emoção dos ritmos sagrados da Umbanda.
Toda a programação é gratuita e com classificação livre. A Semana da Umbanda reafirma São Gonçalo como um espaço de respeito, diversidade e valorização das raízes afro-brasileiras.






Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados