Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo fará ações sobre importância do transporte escolar legalizado
12/11/2025
Projeto foi desenvolvido nesta manhã na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula
O projeto ‘Estudo Vivo’ segue levando conhecimento sobre a fauna e a flora para as crianças, que formarão a próxima geração. Isso não foi diferente nesta quarta-feira (12), quando 28 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Albertina Campos, no Mutuá, estiveram na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. No local, o projeto foi feito com foco em ensinar aos pequenos sobre temas relacionados à conservação e à biodiversidade.
Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, o ‘Estudo Vivo’ tem como objetivo conectar os alunos com a natureza e promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade, ensinando aos jovens desde cedo a importância de cuidar do meio ambiente para que se tornem cidadãos conscientes e responsáveis.
Nesta quarta, os alunos aprenderam sobre temas como crimes ambientais e resgate de animais através da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS); realizaram dinâmica de som dos animais, simulando o ambiente de floresta e participaram do plantio de uma muda de uma manacá-da-serra. O projeto é conduzido pelas coordenadoras Marianna Orioli e Lorena Ramos.
“Acreditamos que o aluno que tem contato com a natureza e pode observá-la de perto se torna mais consciente quanto à necessidade de protegê-la e é isso o que a gente vem fazendo com o Estudo Vivo. As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) em São Gonçalo são o espaço onde a fauna e a flora podem ser apreciadas ao máximo. Entender a importância de preservar o hoje pode fazer com que essas crianças se tornem os adultos de amanhã com foco na sustentabilidade, na preservação e no cuidado e respeito com o outro e com a natureza”, disse o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.
“A APA é um local de preservação e é muito importante mostrar isso para os alunos. Essa experiência vai além do que eles aprenderam nos livros, vai ficar para sempre, por isso escolhemos o quinto ano, que é o último ano da nossa escola. Esses alunos têm várias curiosidades e aprenderam muito aqui hoje”, destacou Carla Natália Souza, orientadora pedagógica da unidade de ensino do Mutuá.
Um dos alunos presentes foi David Lucca Melo, de 12 anos. Ele adorou aprender mais sobre os animais. “Eu gostei muito! Eu já acompanho um biólogo na internet que fala sobre animais e gosto bastante desse tema. Achei muito legal aprender sobre as cobras e sair um pouco da sala de aula, foi um passeio bem diferente”, disse o aluno da rede municipal.
Quem também gostou muito do projeto foi João Miguel Conceição, de 10 anos. “Eu achei legal! Aqui é muito bonito, vou contar para os meus pais tudo o que eu vi e aprendi, adorei”, disse.
O Estudo Vivo ocorre todas as terças e quartas-feiras em dois horários: das 09h às 11h e das 14h às 16h. A escola que deseja realizar o agendamento para visitação dos espaços pode se inscrever pelo e-mail projetoestudovivosg@gmail.com. As atividades do projeto “Estudo Vivo” acontecem nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Estâncias de Pendotiba e Engenho Pequeno.







Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados