Desenvolvimento Econômico
São Gonçalo recebe Fórum Fluminense de Secretários e Gestores de Trabalho
07/11/2025
Evento acontecerá na Praça Zé Garoto, de quarta a sexta-feira desta semana (26 a 28) das 10h às 17h
A cidade de São Gonçalo receberá, a partir desta quarta-feira (26), o Busão das Artes, um caminhão-baú de 15 metros que se transforma em espaço expositivo e viaja o Brasil. O museu sobre rodas ficará na Praça Estephânia de Carvalho, a praça do Zé Garoto, até a próxima sexta-feira (28), das 10h às 17h, e tem como objetivo debater a forma com a qual descartamos nossos resíduos, complementando projetos já em atividade na cidade, como os Ecopontos (um destes equipamentos, inclusive, está localizado na Praça Zé Garoto).
O Busão das Artes estará expondo “Lixúria”, que promete ser uma jornada sensorial e lúdica unindo arte e educação ambiental, com a curadoria e direção artística de Marcello Dantas. A exposição conta com obras dos artistas visuais Vik Muniz, Sueli Isaka, Guto Lacaz, Sandra Lapage, Pirilampos do Planeta, Tomazicabral, Jessica Mein, Karola Braga, Coopa Roca, Janaina Mello Landini, Adrianna Eu e Alexandre Farto aka Vhils.
O próprio caminhão dará início à exposição, já que ele é revestido com película espelhada que reflete o entorno, quase desaparecendo no espaço e tornando-se um espelho crítico da sociedade. Dentro do Busão, serão disponibilizados diversos espaços discutindo sobre o descarte de embalagens, consumo e destino de lixo, desigualdade, dentre outros.
Com patrocínio da Enel Rio e Sotreq, o Busão das Artes integra a programação cultural promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em comemoração a COP30, realizada no Brasil em 2025. O Busão das Artes já passou por Rondônia (Porto Velho), Tocantins (Palmas), Ceará (Fortaleza) e Rio de Janeiro (Petrópolis, Rio de Janeiro e Niterói). Após São Gonçalo, passará por Macaé, Cabo Frio, Resende e Paraty.
Criado em 2021, o Busão nasceu com o objetivo de criar um projeto itinerante de ciências e meio ambiente, que mostre como o mundo microscópico pode ser entendido e vivenciado por meio da arte contemporânea, ampliando a compreensão do público sobre o universo, o corpo humano, as bactérias (tanto as benéficas quanto as perigosas) e a relação dos indivíduos com o meio ambiente.
Escolas públicas e privadas que queiram levar alunos para o Busão das Artes, podem agendar pelo e-mail lixuria@busaodasartes.com.br para melhor organização.
Serviço:
Busão das Artes
Data: do dia 26 ao dia 28 de novembro, das 10h às 17h
Local: Praça Estephânia de Carvalho (Praça do Zé Garoto)




Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados