Início > Saúde > São Gonçalo recebe prêmio por implantação da transfusão de sangue nas UMPAs

São Gonçalo recebe prêmio por implantação da transfusão de sangue nas UMPAs

Compartilhe isso:


Publicado em:  27/11/2025

Descentralização do atendimento agiliza tratamento nas unidades de pronto atendimento  

A implantação da transfusão de sangue nas Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) de Santa Luzia, Pacheco e Nova Cidade, em São Gonçalo, já rendeu bons frutos. Em apenas seis meses, o serviço receberá o “Prêmio Melhores do Ano – Prima Qualitá Saúde 2025”, na próxima sexta-feira (28), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito, em reconhecimento à melhoria dos fluxos de urgência e emergência e à humanização do cuidado. 

Antes da implantação da transfusão de sangue nas Umpas, os pacientes eram encaminhados ao Pronto Socorro Central (PSC), no Zé Garoto, o que exigia o deslocamento por ambulância e aumentava o tempo de espera para o início do procedimento. Com a realização nas Umpas, o atendimento tornou-se mais rápido, seguro e resolutivo, também liberando mais leitos para outras urgências no PSC, que ficava sobrecarregado antes da mudança. 

O Hemonúcleo de São Gonçalo é o responsável pelo fornecimento e monitoramento do material hemoterápico. Todas as equipes das três Umpas receberam capacitação específica.

“Mostramos, com mais esse serviço e reconhecimento através do prêmio, que primamos pela eficiência e compromisso com o cuidado humanizado. A gestão do prefeito Capitão Nelson reforça o compromisso do município em ampliar o acesso e qualificar, cada vez mais, os serviços oferecidos à população”, destacou o secretário de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, Gabriel Mello.

A experiência exitosa já tinha sido mostrada, no fim do mês passado, no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2025) em São Paulo, que é o maior e mais importante evento da área na América Latina do setor, reunindo profissionais, pesquisadores e instituições de referência nacional e internacional. O congresso tem como objetivo compartilhar avanços científicos, experiências práticas e inovações que contribuam para a excelência da assistência e da gestão nos serviços de hemoterapia e hematologia. 

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content