Saúde e Defesa Civil
HCCOR amplia setor de procedimentos para diagnósticos
27/11/2025
Vacinação, ações de conscientização e visitas domiciliares acontecerão na praça do Zé Garoto
Vem aí mais um Dia D na saúde. No próximo sábado (29), a partir das 9h, agentes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo vão realizar o Dia D de Combate à Dengue. O objetivo é intensificar as ações de prevenção e conscientização da população. O evento vai ter ponto fixo na Praça Estephânia de Carvalho, mais conhecida como Praça do Zé Garoto, a partir das 9h.
A Coordenação de Imunização vai aplicar a vacina contra a dengue nos gonçalenses com idades entre 10 a 20 anos na praça. A ação ainda vai contar com orientação sobre a doença, seus sintomas e quando procurar atendimento médico; distribuição de cloro para purificação da água armazenada e aferição de pressão arterial. Agentes do grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Vigilância em Saúde Ambiental também vão expor alguns mosquitos da espécie Aedes aegypti e outros insetos.
O dia é para lembrar a importância de manter o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante a manhã, serão promovidas ações educativas com distribuição de material informativo, vistorias domiciliares e em comércios nos arredores da praça. A população será orientada sobre os cuidados necessários para eliminar criadouros do mosquito, como evitar o acúmulo de água em recipientes, limpar calhas e tampar caixas-d’água.
“A luta contra a dengue é um dever de todos. Pequenas atitudes dentro de casa podem fazer uma grande diferença na prevenção da doença. Com o aumento das temperaturas e o início do período mais chuvoso, o risco de proliferação do mosquito cresce. Por isso, é importante que todos façam a sua parte: verificando o quintal e eliminando qualquer recipiente que possa acumular água. Protegendo a sua família, você também protege os seus vizinhos”, destacou o diretor da Vigilância Ambiental, Marcelo Lima.
Os agentes da Vigilância em Saúde Ambiental fazem a pulverização de inseticida contra o mosquito através das motofogs durante todo o ano, além do trabalho das visitas em casas para a verificação de focos do mosquito e eliminação dos mesmos. O trabalho é de prevenção. A pulverização acontece em todos os dias úteis da semana, com exceção de feriados, pontos facultativos e dias chuvosos. Os locais de aplicação são definidos com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que aponta os locais com maiores notificações da dengue.
Para ajudar a ação das equipes e manter a casa longe dos vetores, é importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito.
A Vigilância em Saúde Ambiental mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (21) 99388-6484.
Autor: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados