Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo realiza Dia D de Combate à Dengue com ações de prevenção e vacinação na Praça do Zé Garoto
29/11/2025
Unidade municipal de saúde já é referência em todo o Estado
Referência no Estado do Rio de Janeiro para procedimentos e cirurgias oncológicas e cardiológicas, o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, completa mais um ano na próxima terça-feira (2). Em três anos, a unidade acumula importantes conquistas, expansão de serviços e investimentos em tecnologia e infraestrutura. Atendendo a pacientes de todo o Estado, o hospital contabiliza 14.942 cirurgias e procedimentos realizados.
Entre as ações mais recentes, estão as obras de ampliação do setor de Hemodinâmica, que recebeu um equipamento de última geração para os procedimentos de cateterismo e angioplastia – os dois primeiros que começaram a ser feitos em 2 de dezembro de 2022. E a modernização do Centro de Material e Esterilização (CME), que passa por realocação estratégica com a aquisição de equipamentos mais modernos.
“O HCCOR é um marco para a saúde de São Gonçalo. Em apenas três anos, já transformou a vida de milhares de pacientes, não só de São Gonçalo, mas de todo o Estado. Para os gonçalenses, o ganho é ainda maior, já que eles têm acesso a exames, tratamentos e cirurgias que antes precisavam ser realizados fora da cidade, com distâncias que chegavam a mais de 350 quilômetros e cinco horas de viagem. Seguiremos investindo para ampliar, modernizar e fortalecer ainda mais essa unidade que é motivo de orgulho para todos nós”, lembrou o prefeito Capitão Nelson.
Além do cateterismo e angioplastia, o HCCOR ainda realiza revascularização (cirurgia do coração de peito aberto conhecida como ponte de safena), colocação de marcapasso (dispositivo para regular os batimentos cardíacos), troca valvar (procedimento que substitui válvulas cardíacas por próteses artificiais), oncológicas, neurológicas, gerais e dermatológicas. A unidade também é responsável por todas as consultas e exames que antecedem as cirurgias e pós-operatório, acompanhando a saúde dos pacientes após alta médica.
O equipamento de alta complexidade conta com centro cirúrgico com quatro salas e tem 50 leitos. É uma unidade com equipe médica altamente qualificada para realizar todos os procedimentos. “Completar três anos com tantos avanços é motivo de orgulho para toda a nossa equipe. Trabalhamos para que cada paciente receba um atendimento de excelência, com segurança, eficiência e respeito. Este aniversário simbólico marca um novo ciclo de crescimento, sempre com o compromisso de oferecer o melhor cuidado à população”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gabriel Mello.
Números – Do início até o último dia 25 de novembro, o hospital contabilizou 14.942 cirurgias e procedimentos: 5.447 cateterismos, 1.658 angioplastias, 930 revascularizações, 2.347 cirurgias oncológicas, 704 cirurgias neurológicas, 1.311 cirurgias gerais, 2.302 dermatológicas, 85 colocações de marcapasso e 158 trocas valvares. As consultas, exames de imagem e quimioterapia somaram 33.838 serviços ofertados.
“O HCCOR nasceu com o compromisso de transformar a saúde pública de São Gonçalo e esses números mostram que estamos no caminho certo. Quase 15 mil cirurgias e procedimentos realizados e mais de 33 mil atendimentos que representam vidas salvas. Esse resultado é fruto de uma parceria muito importante com o governador Cláudio Castro, que investe na saúde; e com o deputado federal Altineu Cortes, que sempre se fez presente na obtenção de recursos para a cidade. Seguiremos avançando, ampliando serviços e garantindo que a população tenha um hospital moderno, eficiente e cada vez mais humano”, finalizou o prefeito.
Regulação – As cirurgias e procedimentos do HCCOR são agendados através do Sistema Estadual de Regulação (SER). O HCCOR não atende urgência e emergência. Os encaminhamentos para as cirurgias podem ser inseridos no sistema em qualquer unidade de saúde. O SER vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço. Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Notícias relacionadas
Mais Acessados