Início > Meio Ambiente e Transportes > São Gonçalo realiza soltura de filhotes de jacaré-de-papo-amarelo e cágados que estavam na ASAS

São Gonçalo realiza soltura de filhotes de jacaré-de-papo-amarelo e cágados que estavam na ASAS

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/12/2025

Ao todo, município já resgatou e devolveu à natureza mais de 4 mil animais

Técnicos da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, realizaram, nesta sexta-feira (5), a soltura de três animais silvestres filhotes: um jacaré-de-papo-amarelo e dois cágados. Os animais foram soltos em seus habitats naturais. A soltura foi feita em parceria com agentes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Ao todo, a ASAS já resgatou mais de 4 mil animais desde sua inauguração, há três anos.

Os três animais foram resgatados em momentos diferentes: o jacaré foi levado para a ASAS no dia 25 de julho, após ser resgatado pelos bombeiros em São Gonçalo; um dos cágados chegou à ASAS no dia 20 de outubro, ao ser resgatado pelos guardas municipais de Maricá; o segundo cágado deu entrada na ASAS no dia 23 de novembro, também após ser resgatado pelos guardas em Maricá.

Os três animais silvestres estavam em locais inapropriados para sua vivência. Todos ficaram na ASAS para ganhar peso e independência, já que são filhotes, e só foram soltos após passarem por uma avaliação criteriosa. Nenhum deles estava ferido. A localização exata da soltura dos animais não pode ser divulgada para evitar que eles sejam caçados.

A ASAS desempenha um papel central na proteção da biodiversidade local, resgatando animais silvestres em situação de risco e promovendo sua reabilitação. Todos os animais levados para a ASAS passam por avaliação física, triagem e cuidados veterinários. Após a reabilitação, são preparados para soltura ou direcionados a instituições especializadas para continuidade do tratamento, dependendo do estado de saúde dos animais. O trabalho é guiado por protocolos técnicos e legais, com foco na saúde e conservação das espécies, os animais são cuidados por veterinários ligados à Universidade Estácio, através de um termo de cooperação técnica.

“A Prefeitura vem realizando um trabalho muito completo na ASAS. Os animais chegam aqui e passam por avaliações, até serem estabilizados e estarem aptos a retornarem ao seu habitat natural. Atualmente, a ASAS é referência no Estado, recebemos animais de diversos municípios e cuidamos deles com toda a atenção necessária”, disse Fernando Medeiros, biólogo e técnico ambiental que é responsável pela ASAS e pela APA de Maria Paula.

É importante ressaltar que a ASAS não acolhe animais domésticos vítimas de acidentes ou maus-tratos. A área de soltura é destinada exclusivamente a animais silvestres, com foco em espécies nativas da Mata Atlântica que necessitam de resgate. A população pode colaborar com o trabalho da ASAS entrando em contato com os canais oficiais sempre que encontrar animais silvestres em situação de risco.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba). A unidade funciona diariamente, das 9h às 15h.

E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br

Comando de Polícia Ambiental

Telefone: 0300 253 1177

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content