Início > Saúde > Espaço Vida completa três anos com atendimento humanizado e serviço pioneiro em SG

Espaço Vida completa três anos com atendimento humanizado e serviço pioneiro em SG

Compartilhe isso:


Publicado em:  15/04/2019

Atendimento humanizado e com dignidade para todas as pessoas. Há três anos é o que acontece no Espaço Vida, unidade da Secretaria de Saúde de São Gonçalo, especializada no atendimento a pacientes em tratamento de HIV, Hepatites Virais e tuberculose. Com 14 leitos e mais três em construção, o equipamento é pioneiro em atendimento com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos e médicos que acompanham todo o processo de internação e cuidados. Em 2018, mais de 100 pessoas foram assistidas.

“O Espaço Vida é um marco no tratamento de pessoas portadoras do HIV e em tratamento de tuberculose em São Gonçalo. É um lugar que prioriza a dignidade no atendimento e garante uma internação humanizada e com um amplo acompanhamento, desde o acolhimento até a internação. Estamos ampliando o espaço, e até o final do ano vamos concluir a construção de mais três novas áreas de isolamento, aumentando também nossa capacidade de atendimento. Temos um prefeito sensibilizado e engajado nessa luta de prevenção e cuidado , assim como uma equipe comprometida, e isso resulta em um serviço digno para todas as pessoas”, destacou o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

O espaço, localizado no complexo de Saúde Hospital Doutor Luiz Palmier, realiza todo processo de internação e atendimento ambulatorial de pacientes encaminhados pelos Núcleos de Atendimento para Portadores de HIV, ISTs e Hepatites Virais: Clínica Gonçalense do Barro Vermelho, o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara, e a Clínica Doutor Zerbini, no bairro Arsenal.

“Antes do Espaço Vida, São Gonçalo não possuía um núcleo especializado no cuidado e tratamento dessas pessoas. Um espaço como esse é importante porque atende a uma reivindicação da sociedade civil e também reafirma o compromisso do poder público não só com a prevenção, mas no acolhimento e acompanhamento de todo o processo de todos que necessitam de uma assistência continuada”, afirmou Eraldo Azevedo, diretor geral do complexo hospitalar.

De acordo com Eraldo, grande parte do público que é assistido é formado por jovens e adultos. De janeiro a março deste ano o Espaço contabilizou 20 internações. Para o voluntário José Rivanildo, que atua na ONG Caaaids – Centro de Atenção e atendimento à Aids, um espaço como esse é uma conquista fundamental na garantia de direitos e no avanço da execução de políticas públicas para a população.

“Somos parceiros do Espaço Vida e ficamos muito felizes em saber que esse espaço é fruto de muita luta e da valorização do cuidado às pessoas portadoras de HIV”, disse.

O técnico de Enfermagem Guilherme Santos, que atua na unidade desde sua inauguração, conta que o Espaço foi um marco também na ampliação do atendimento sobretudo para as pessoas em situação de rua.

“Cerca de 30% dos nossos pacientes são pessoas em situação de rua encaminhadas pelo Consultório Na Rua. É importante ver a diferença que esse serviço faz na vida dessas pessoas. Poder ter acesso e a garantia de um tratamento digno, muda a vida de muita gente. Já vi muitos passarem por aqui, chegarem totalmente debilitados e saírem daqui mais fortes e com o quadro revertido. Temos uma equipe aqui muito capacitada e atenciosa no que faz! Poder proporcionar isso não tem preço”, relatou.

Autor: Thayná Valente
Foto: Jonas Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content