Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Na noite da última terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Espaço Rosa, realizou a abertura da exposição “Unidas Pela Vida”, na Câmara Municipal de São Gonçalo, no Zé Garoto. O ensaio, que apresenta histórias de superação do câncer de mama, é uma mostra produzida pela fotógrafa Janaína Lima.
Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, este trabalho auxilia no processo de recuperação e superação da doença. “Arte também é saúde. Ver essas guerreiras abrindo o coração delas é muito bonito. As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como você se sente a respeito de si mesma. Elas são verdadeiros exemplos de vida pra outras mulheres que estão na batalha contra a doença”, explica Gadelha.
Além da exposição, foi realizada uma apresentação de dança do ventre com uma das pacientes, a Celinha Santiago, que se apresenta por todo país com o grupo Belly Dance.
“Quando descobri o câncer em 2014, o médico do plano de saúde me disse que eu tinha apenas uma alteração da glândula mamária. O mastologista da rede pública municipal que passou a biópsia e descobriu minha doença. Desde então realizo tratamento no Inca”, conta.
“Quando uma mulher é diagnosticada com câncer sua vida é abalada. Num primeiro momento ela perde o rumo. A intenção foi mostrar a sociedade que a pessoa pode passar pela cirurgia sem perder a beleza e alegria de viver. Sentir-se bem consigo mesma é essencial durante o tratamento”, enfatiza a coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva.
Autor: Ascom
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados