Início > Meio Ambiente > Animais silvestres são resgatados em São Gonçalo

Animais silvestres são resgatados em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  28/07/2017

Dois animais silvestres foram resgatados, nesta semana, por equipes do Grupamento de Proteção ao Meio Ambiente (GPAm), com apoio da Coordenadoria de Proteção Animal. Um mico foi resgatado no Jardim Catarina, na segunda-feira (24), após receber uma descarga elétrica. Na quarta-feira (26), os agentes recolheram uma capivara, em um terreno particular, no Boaçú. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, e à Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, respectivamente.

O coordenador de Proteção Animal, Sérgio Fonseca, conta que foi acionado pelo próprio dono do terreno pois a capivara estava danificando a horta do morador. Agentes foram até o local para realizar o resgate.

“O dono do terreno me contou que acordava de manhã e percebia que muitos vegetais haviam sumido, a plantação estava mexida. Então ele achou estranho e montou uma armadilha. Depois disso, descobriu que era uma capivara que visitava o terreno toda noite para se alimentar. Ela foi capturada e a levamos para a APA de Guapimirim, que é seu habitat natural”, explicou.

Já o mico foi encontrado após levar um choque na rede elétrica e cair no quintal de um morador no bairro Jardim Catarina. Um agente da GPAm foi ao local para verificar a denúncia e realizou a retirada do animal. Ele estava com uma das patas machucadas e foi levado para o Cetas para cuidados médicos.

A Coordenadoria de Proteção Animal e o GPAm realizam a retirada de animais silvestres constantemente, na maioria das vezes através de denúncias. Em casos de abandono de animais domésticos, o órgão orienta que o contribuinte permaneça com o animal para que ele seja encaminhado a uma feira de adoção. Animais de médio e grande porte encontrados na rua são recolhidos e encaminhados ao Curral de Tanguá.

Quem identificar animais abandonados no município pode fazer denúncias pelo número 2199-6511.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content