Início > Saúde > Projeto Saúde e Educação no Trânsito atende caminhoneiros

Projeto Saúde e Educação no Trânsito atende caminhoneiros

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/10/2017

Nesta quinta-feira(05), foi realizada mais uma edição do projeto Saúde e Educação no Trânsito, uma parceria entre a Secretaria de Transportes, através do Departamento de Educação para o Trânsito, Secretaria de Saúde e Sest/Senat. A ação tem como objetivo atender profissionais que trabalham no transporte individual, coletivo e de cargas.

“O trânsito depende do cuidado de cada um de nós. Com a saúde e bem estar em dia, evitamos acidentes. A intenção é promover um trânsito mais seguro”, explica o subsecretário de Transportes, Thiago da Mamoraria.

Foram disponibilizados diversos serviços, como acompanhamento com nutricionistas, fisioterapeutas, testes de hepatite B e C, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, auriculoterapia, teste de glicemia, orientação sobre segurança no trânsito e sobre IST/Aids.

A secretaria de Saúde levou a equipe da Coordenação IST/Aids e do Consultório na Rua para atuarem na recém criada Blitz da Saúde, para realizar testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C. Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, a ação visa levar prevenção e promoção à saúde à população.

“É importante que as pessoas tenham consciência de usar preservativos nas relações para não contraírem ISTs. Nosso objetivo é frear os casos de sífilis, que era uma doença controlada e tem aumentado, ganhou status de epidemia nos últimos meses. As pessoas não tem conhecimento das consequências desta doença, que podem chegar a cegueira e doenças neurológicas”, explica Gadelha.

Caminhoneiro há 17 anos, Márcio Almeida, 36 anos, faz o trajeto Saquarema/Recreio quatro vezes por semana, quando parou para realizar os atendimentos.

“É muito importante pra gente porque passamos o dia na estrada e não temos tempo para procurar atendimentos em saúde. Eu não fazia exames há bastante tempo”, contou.

A ação conta com apoio da Secretaria de Saúde, através da Coordenação IST/Aids, Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Setrerj), Sest/Senat e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content