Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Durante todo este mês, a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo está realizando diversas ações em prol do Outubro Rosa. Na manhã desta terça-feira(24), a USF Roberto Silveira, em Vista Alegre, se coloriu de rosa para realizar palestras e ações de conscientização. A unidade, que atende 14 mil pessoas da área, recebeu dezenas de moradores.
“Apesar do alto risco da doença, se descoberta precocemente, a chance de recuperação chega a 95%. O câncer de mama pode ser detectado ainda na fase inicial, em grande parte dos casos. Isto aumenta as chances de tratamento e cura. Por isso, a campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
As enfermeiras Jucilani Setubal, 34 anos, e Amanda Girard, 26 anos, realizaram palestras abordando a importância dos exames preventivos de colo de útero, agendamento de mamografia, testagem rápida para HIV, mamografias, hepatite e sífilis. As atividades são alusivas ao Outubro Rosa, movimento popular de luta contra o câncer de mama.
Paciente da unidade há quatro anos, a manicure Viviane Liberato, 41 anos, tem histórico de câncer de mama na família. Com uma tia recuperada e outra em tratamento, ela toma uma série de cuidados para se prevenir.
“Faço mamografia e ultrassonografia da mama todo ano e foi assim que descobri o nódulo no seio direito. Como tenho casos na família, tenho sempre que ficar de olho e faço o acompanhamento com a médica aqui da unidade”, conta.
O tumor na mama é o segundo mais frequente no mundo entre as mulheres, ficando atrás apenas do colorretal, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados