Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar realiza até esta quarta-feira (1) uma capacitação de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) Neonatal, que preconiza o fortalecimento da rede, melhoria na assistência à gestante e ao recém-nascido até os dois meses de vida. Profissionais da maternidade e da Clínica Municipal da Criança, no Zé Garoto, estão participando do curso.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha, essa estratégia contribui ainda para aprimorar as práticas profissionais de tratamento e atendimento em saúde neonatal. “É uma mudança significante da forma como os serviços de saúde funcionam até hoje. A AIDPI é uma estratégia na atenção básica, em que o objetivo principal é a redução da mortalidade infantil”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.
O curso de AIDPI Neonatal é para que a unidade implemente os protocolos na unidade. Principal intervenção disponível para melhorar as condições de saúde na infância dos países em desenvolvimento, o AIDPI visa melhorar a assistência à gestante e à criança até dois meses de idade, através de protocolos de atendimento que permitem ao profissional de saúde identificar e prevenir casos de risco, além de encaminhá-los para o serviço de referência, caso necessário.
“A importância para a unidade é treinar os profissionais para identificar os sinais de risco e de saber conduzir o tratamento”, explica a coordenadora do berçário, a pediatra Cláudia Sarcinelli.
Palestraram no evento a pediatra neonatologista, Cláudia Sarcinelli; enfermeira neonatologista, Izabel Cristina Ferreira; pediatra Sérgio Arino; e a enfermeira da Secretaria Estadual de Saúde, Camila Nóbrega.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados