Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
O prefeito José Luiz Nanci assinou, na tarde desta terça-feira (14), o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que estabelece procedimentos a serem adotados em resposta a emergências e desastres naturais. As ações são relacionadas ao monitoramento, alerta, socorro e ajuda humanitária, a fim de reduzir danos e prejuízos.
“Este plano faz parte do planejamento responsável para quando houver ocorrências de grande impacto para a população gonçalense. desta forma, podemos agir com rapidez e organização”, explica o prefeito José Luiz Nanci.
Segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, são definidas as responsabilidades estabelecidas para atender em casos de emergências de forma integrada.
“Com a chegada do verão, as fortes chuvas nos mostram a necessidade de potencializar ações com o aperfeiçoamento e implementação de ações para aumento da capacidade de resposta à situação crítica”, ressalta.
O Plano será posto em prática nesta quinta-feira (16), as 9h, no simulado de preparação para desastres, no bairro Engenho Pequeno. A ação, que terá como ponto estratégico as ruas Gustavo Cruz e Waldir dos Santos, contará com a participação de cerca de 500 profissionais mobilizados, na atividade que visa reduzir os riscos e impactos de desastres naturais, especialmente em períodos de chuvas intensas.
“O objetivo é facilitar as atividades de preparação de emergências e otimizar as atividades de resposta aos desastres estabelecendo procedimentos a serem adotados com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta a uma situação que pode ser efetiva ou iminente”, conta o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.
Na ocasião, também foi apresentado o nome uniforme da Defesa Civil de São Gonçalo, que conta com 35 profissionais que atuam nos setores de mapeamento, operacional, administrativo, minimização e jurídico.
Participaram da reunião, o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag, o secretário de Segurança Pública, Jorge Maranhão, e o tenente-coronel Glaucio Leal, do 20º GBM.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Ricardo Precioso
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados