Início > Saúde > Covidímetro: São Gonçalo segue com risco médio de contaminação por covid-19

Covidímetro: São Gonçalo segue com risco médio de contaminação por covid-19

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/03/2021

População deve manter cuidados para evitar transmissão

São Gonçalo continua na fase amarelo 2, com médio risco de contaminação de covid-19, em novo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde equivalente à semana 11/2021, de 14/03 a 20/03. Pelos índices que avaliam a fase de contaminação, a cidade contabilizou 12 pontos, mesma soma da semana anterior 10/2021. São quatro pontos de ocupação de leitos de UTI adulto por covid-19, quatro na variação de óbitos da doença e outros quatro na variação de pacientes internados.

Na semana 11/2021, os indicadores apontaram 75% de ocupação de leitos de UTI adulto, obtendo quatro pontos. Na semana anterior, eram 74% (4 pontos); 50% de ocupação de leitos de enfermaria (0 ponto), na semana anterior eram 48% (0 ponto); 1,44 de variação de óbitos pelo Coronavírus (4 pontos), na semana anterior foi de 1,11 (4 pontos); 1,14 de variação de pacientes internados (4 pontos), na semana anterior foi de 1,29 (4 pontos); e -6% dos casos notificados na última semana comparada a semana anterior (0 ponto), na semana anterior foi de 2% (0 ponto).

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) – o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).

É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e que são referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes. Também vale lembrar que o município possui gestão das unidades da rede municipal de saúde e que, por este motivo, a análise dos indicadores são referentes a estas unidades. 

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content